Dia Mundial do Sono 2022: a importância de uma noite bem dormida

Responsável por repor nossas energias, o sono é um grande aliado na qualidade de vida e bem-estar. O Dia Mundial do Sono, celebrado este ano no dia 18 de Março, vem para ressaltar a importância de uma noite bem dormida. “Sono de qualidade, mente sã, mundo feliz” é o tema de 2022, onde profissionais da área vão abordar a influência do sono na saúde mental. 

 

O sono é um dos principais pilares para que a gente tenha uma vida saudável e com qualidade. Sendo assim, dormir não se resume no momento em que o corpo desliga e nada acontece. Muitos processos ocorrem durante o sono e estes processos são responsáveis por regenerar, recuperar, descansar e preparar o corpo para o dia. 

De acordo com a Dra. Simone Prezotti, Médica Pneumologista e Especialista em Medicina do Sono, durante o sono a frequência respiratória diminui, assim como a frequência cardíaca e a pressão arterial ficam menores. Estes processos são importantes para que o sistema cardiorrespiratório possa descansar. 

Apesar da importância do sono na vida dos seres humanos, muitas pessoas se queixam da má qualidade do sono. Por conta disso, o Dia Mundial do Sono foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar profissionais e a população sobre a importância de uma noite bem dormida. 

 

Dia Mundial do Sono: Por que é importante dormir?

dia mundial do sono

Durante o sono ocorre, conforme explica a Dra. Simone, uma faxina cerebral, espécie de eliminação de substâncias que o cérebro vai armazenando ao longo do dia. Quando a pessoa dorme pouco ou fica dias sem dormir, essas substâncias vão se acumulando no cérebro e podem, no futuro, trazer demências, alzheimer e várias outras doenças degenerativas do sistema nervoso central. 

Para manter o corpo em equilíbrio com o período de vigília e sono, nosso organismo desempenha dois processos para que o sono se mantenha sempre regulado: o ciclo circadiano e o controle homeostático. O ciclo circadiano, por exemplo, também chamado de relógio interno, regula o organismo entre dia e noite, influenciado principalmente por fatores externos, como a influência de luz, o claro e o escuro. 

Quando há ausência de luz,  a melatonina, também conhecida como hormônio do sono, é produzida no nosso corpo, promovendo as primeiras fases do sono. Por isso, estar em ambientes muito iluminados, ou até mesmo mexer no celular e computador durante a noite, pode prejudicar a indução do sono.  

Já o controle homeostático é a quantidade de cansaço que vamos “guardando” ao longo do dia e que, durante a noite, precisamos descarregar para que o corpo se recupere. Basicamente, o cérebro vai acumulando substâncias que promovem o sono ao  longo do dia. Então, dormir libera essas substâncias e faz com que nosso corpo fique em alerta novamente. Por isso, cochilar por um período longo pode atrapalhar o sono, já que você estaria esgotando sua reserva de cansaço. 

Dessa forma, a Dra. Simone explica que o descanso reparador só acontece quando os horários de sono/vigília e o relógio interno estão em perfeito equilíbrio, promovendo uma boa noite de sono e o alcance de todos os estágios do sono. 

 

Benefícios de uma boa noite de sono 

dia mundial do sono

Passamos em média ⅓ das nossas vidas sobre um colchão. Dá para imaginar? O Dia Mundial do Sono reforça a importância de refletir sobre o tempo que passamos dormindo. Isso porque, dormir reflete de forma significativa na saúde e bem-estar, já que o sono é responsável por descansar a mente e o corpo, além de fornecer energia para as atividades diárias. 

De acordo com a Dra. Simone bem dormidas, sem interrupções, propiciam uma série de benefícios para a saúde e bem-estar, como:

  • Ajuda a manter o peso saudável;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o humor e a concentração;
  • Previne o envelhecimento;
  • Reduz o estresse;
  • Contribui para o bem-estar emocional.
  • Regenera as células do corpo;
  • Diminui o risco de desenvolver doenças, como diabetes e problemas cardiovasculares;

 

O sono de qualidade contribui não apenas para o bem-estar geral, como também aumenta as chances de viver uma vida mais saudável e produtiva. 

 

Dia Mundial do Sono: dicas para ter uma boa noite de sono 

A função do sono vai muito além de simplesmente nos preparar para um novo dia. De acordo com a Dra. Simone, é possível adotar algumas dicas para ter noites de sono melhores e com qualidade, como:

 

1 – Tenha regularidade com horários 

Ter rotina é importante não só com o horário de dormir e acordar. Ou seja, o horário em que vamos trabalhar, quando paramos para praticar alguma atividade física, o horário em que nos alimentamos é importante para criar uma rotina e, com isso, ter noites de sono melhores e com qualidade. 

2 – Se exponha à luz do Sol 

Durante o dia a gente precisa do contato com a luz natural. De acordo com a Dra. Simone, 30 minutos por dia é o ideal para o corpo absorver as substâncias que precisa. Sendo assim, você pode aproveitar o caminho até o trabalho, ou então enquanto pratica alguma atividade física.

Além disso, é importante diminuir o contato com a luz quando o dia estiver acabando. Esse contraste de muita luz durante o dia e pouca luz durante a noite é muito poderoso para induzir o sono. 

3 – Transforme o ambiente de dormir em algo aconchegante

Para as pessoas que estão em home-office, que fazem do quarto o escritório, é importante transformar o ambiente antes de dormir. 

Dessa forma, guardar tudo que diz respeito ao trabalho, arrumar a cama, apostar em aromas, mudar a intensidade das luzes, são dicas para você transformar o ambiente, que durante o dia foi de trabalho, num espaço que você vai relaxar e induzir o sono. 

 

Durma melhor com a melhor cama do mundo 

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O segredo para dormir bem não está apenas na escolha de um bom colchão. Ele está ligado a um sistema de dormir que oferece as condições perfeitas para o sono.

Na Auping, tudo começa com os estrados individuais em malha metálica. Além de proporcionar ventilação e conforto, auxiliam na movimentação suave e distribuição da pressão do corpo de maneira uniforme, para máximo relaxamento.

Os colchões Auping possuem zonas de conforto que dão o suporte perfeito para a coluna e encaixam ombros e quadris, por exemplo. Tudo isso de maneira individual e personalizada, para que cada um tenha a noite de sono perfeita. 

Além disso, as camas motorizadas Auping vêm com a função antirronco, para você não despertar e não interromper as fases do sono de quem ronca e de quem está ao lado.

Com o sistema Auping Connect ativado, a função antirronco da cama faz com o que o encosto levante de forma leve e automática quando a pessoa ronca. Assim você consegue atingir todas as fases do sono e descansar de forma ideal com a melhor cama do mundo. 

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