20 benefícios do sono que refletem na saúde e bem-estar

A função do sono vai muito além de simplesmente nos preparar para um novo dia. Noites bem dormidas proporcionam níveis maiores de energia no corpo, regulam o metabolismo e dão ao organismo as condições necessárias para se restaurar. Confira os 20 benefícios do sono que refletem na saúde e bem-estar.

 

Nós passamos cerca de 1/3 de nossas vidas dormindo. Parece muito? Na verdade, não é. Isso porque todo o tempo que passamos sobre o colchão tem resultados significativos na nossa saúde e bem-estar, já que o sono é responsável por revigorar, acalmar a mente e nos fornecer energia para enfrentar o dia.

Basicamente, o sono é uma necessidade fisiológica humana, onde o cérebro libera hormônios essenciais para nosso desenvolvimento. Ao mesmo tempo, repara células cerebrais danificadas e limpa resíduos celulares que não precisamos. Ou seja, dormir é essencial para a vida, assim como os benefícios do sono.

De acordo com um estudo feito pela UFRN, no qual cita o pesquisador e professor americano Dr. Dinges, um sono de qualidade desperta a cognição, nos mantém em alerta e auxilia na atenção. Além disso, grande parte das memórias que temos são consolidadas durante uma noite de sono, bem como como a regulagem emocional.

Ainda de acordo com o Dr. Dinges, dormir bem faz com o que nosso cérebro trabalhe até 50% mais rápido. É também durante uma boa noite de sono que ocorre a recuperação muscular, prevenção de doenças e o equilíbrio hormonal. 

Descubra quais são os benefícios do sono para a saúde

Dormir bem não é apenas um quesito para acordar descansado no dia seguinte. Confira também como acordar mais disposto para um novo dia. Noites bem dormidas, sem interrupções, propiciam uma série de benefícios para a saúde e bem-estar, como:

 

1 – Melhora o aprendizado

De acordo com uma pesquisa realizada pelos cientistas norte-americanos Robert Stickgold e Allan Hobson, o processo de aprendizado se dá em três fases diferentes. Na prática, ou seja, em aulas; durante os primeiros estágios do sono e durante o sono REM.

Os cientistas afirmam que o sono profundo, aquele que ocorre na primeira metade da noite, é fundamental para que o processo de aprendizado seja consolidado, sendo um dos benefícios do sono mais importantes.

 

2 – Vida com longevidade

Um estudo norte-americano na área de neurologia mostrou que pessoas que possuem hábitos regulares de sono, têm menos chances de desenvolver problemas de saúde, como diabetes ou distúrbios psicológicos.

A pesquisa ainda mostrou que ter um ambiente calmo, totalmente escuro e livre de ruídos é o ideal para atingir o sono profundo e de qualidade. Sendo assim, a ambientação adequada aumenta as chances de acordar com mais disposição e pronto para um novo dia.

 

3 – Dormir bem previne doenças do coração

Uma noite bem dormida ajuda a regular hormônios importantes do corpo, como o cortisol – hormônio responsável pelo estresse no organismo. Com este hormônio desregulado, é provável que o coração precise de mais força para bombear sangue. Consequentemente, você fica mais estressado e agitado.

Ao dormir bem, os hormônios ficam equilibrados e você garante a qualidade do sono, além de manter o corpo pronto para condições de perigo, estabiliza o metabolismo e melhora o humor.

 

4 – O sono mantém o corpo em forma

benefícios-do-sono-ânimo

Noites mal dormidas acarretam em dias menos produtivos e com o humor comprometido. Normalmente, quem tem dificuldades para dormir não sente disposição para frequentar academias ou praticar atividades físicas ao ar livre. Isso porque já acorda cansado ou está exausto ao final do dia.

Sendo assim, dormir mal afeta o metabolismo e, como consequência, o organismo não queima as calorias necessárias. A falta de sono deixa o corpo mais lento e o metabolismo menos acelerado, contribuindo para o aumento de peso.

 

5 – Reduz as chances de desenvolver depressão

O aumento de cortisol no corpo pode desenvolver quadros de ansiedade e depressão, causado por noites mal dormidas. Dentre os benefícios do sono, dormir a quantidade de horas adequadas, entre 6 e 8 horas por noite, ajuda na regeneração das células do organismo e equilibra a produção de hormônios. 

 

6 – Melhora o humor

20 benefícios do sono que refletem na saúde e bem-estar

Noites bem dormidas trazem mais tranquilidade para o dia, já que o corpo está descansado e cheio de energia. 

Porém, para quem sofre com insônia, por exemplo, os dias podem trazer mau humor e irritabilidade. Para evitar noites mal dormidas, você pode optar por fazer uma higiene do sono. Acenda velas aromáticas que induzem o sono, leia um bom livro e não leve computador ou celular para cama. 

Tente se desconectar minutos antes de dormir e estabeleça uma ambiente propício para o sono. 

 

7 – Deixa a memória mais aguçada 

Quando temos noites bem dormidas, nosso cérebro consegue absorver as informações importantes do dia e elimina aquelas não tão relevantes. Para que isso ocorra, é importante passar por todas as fases do sono. Ou seja, ter qualidade e quantidade suficientes de horas dormidas. 

 

8 – Reduz as chances de acidentes 

De acordo com o especialista em sono da Academia Americana de Medicina do Sono, Shalini Paruthi, dormir bem diminui as chances de acidentes de carro. 

Isso porque a falta de sono diminui a capacidade de concentração, fazendo com o que fiquemos mais dispersos. Dormir bem, portanto, melhora a concentração e o estado de alerta do nosso cérebro.

 

9 – Fortalece o sistema imunológico 

O hábito de dormir com qualidade aumenta a recuperação das células do organismo e proteínas do sistema imunológico. Com isso, o metabolismo trabalha melhor para combater sintomas de resfriado, gripe ou infecções. 

Além disso,  o sono de qualidade também intensifica o efeito de vacinas, já que, de acordo com Paruthi, os anticorpos se desenvolvem mais em pessoas que dormem melhor. 

 

10 – Regenera as células do corpo 

O sono tem a função de reparar e manter os hormônios do corpo em equilíbrio, como o hormônio do crescimento. Além disso, repara os tecidos danificados e estimula a criação de novas sinapses no cérebro. 

Dormindo bem você mantém a comunicação dos neurônios de forma saudável, o que contribui para uma mente tranquila e pensamento mais precisos. 

 

11 – Auxilia no combate ao câncer 

De acordo com especialistas, dormir bem intensifica a produção de melatonina, hormônio responsável por regular o metabolismo durante o dia e induzir o sono durante a noite. 

Além do mais, este hormônio estimula a formação de anticorpos e retarda a proliferação de células cancerígenas. 

 

12 – Previne o envelhecimento

A produção e equilíbrio de melatonina no corpo também atua como antioxidante. Assim, ajuda as células da pele a se renovarem, retardando o aparecimento de rugas e prevenindo o envelhecimento precoce. 

 

13 – Contribui para o bem-estar emocional 

20 benefícios do sono que refletem na saúde e bem-estar

Dormir de forma profunda traz diversos benefícios, tanto durante a noite quanto ao longo de todo o dia. Noites bem dormidas proporcionam a melhora do humor, da saúde física e mental ao longo da vida, sendo um dos benefícios do sono mais essenciais. 

Já uma noite mal dormida, prejudica tanto a saúde física quanto a saúde mental. Isso porque as pessoas que possuem dificuldades em dormir, acordam mais cansadas e irritadas, aumentando o nível de estresse no corpo. 

 

 14 – Diminui o risco de doenças 

De acordo com matéria publicada na BBC News, a falta de sono contribui para o aumento de doenças cardiovasculares, depressão e aumento de peso. Além disso, a privação do sono piora a condição física e reduz a concentração. 

Quando temos noites bem dormidas, o corpo fica mais alerta, acordamos mais dispostos e alegres. 

 

15 – Estimula a criatividade 

O sono tem o poder de consolidar as memórias e fortalecê-las. Pesquisadores da Universidade de Harvard e do Boston College explicam que pessoas que dormem bem conseguem fortalecer os componentes emocionais de uma memória durante o sono, o que pode estimular o processo criativo. 

 

16 – Agilidade na execução de tarefas

De acordo com pesquisa publicada na Universia Br, pessoas que dormem de forma adequada e descansam as horas suficientes são mais rápidas na resolução de atividades. 

Porém, é preciso se atentar à quantidade de horas necessárias para cada idade, já que dormir muito também não é benéfico para a saúde. Assim, é importante ter uma noite tranquila para garantir o desempenho na execução das atividades, como estudar e trabalhar. 

 

17 – Favorece o desempenho físico 

Uma boa noite de sono é responsável pela produção do hormônio do crescimento, também conhecido como hormônio GH. 

Após meia hora do início do sono, este hormônio começa a ser produzido pelo organismo. O hormônio GH também responsável por melhorar o desempenho físico e auxiliar no combate a problemas ósseos, como a osteoporose. 

 

18 – Melhora o desempenho no trabalho 

Noites bem dormidas deixam o corpo descansado e pronto para um novo dia. Com os níveis de estresse em equilíbrio, conseguimos manter dias mais leves e tranquilos, nos tornamos pessoas menos irritadas e cansadas, melhorando o desempenho no trabalho. 

De acordo com o especialista em medicina do sono Daniel Inoue, do Hospital Santa Cruz, sonolência, irritabilidade e dificuldade para se concentrar são os principais sintomas de quem tem noites irregulares de sono.

 

19 – Estimula o raciocínio 

Dormir bem permite que o cérebro processo de forma mais assertiva as novas experiências e conhecimentos, melhorando assim a memória. 

Por outro lado, a falta de sono pode reduzir a capacidade de concentração, já que o cérebro não consegue armazenar de forma correta as novas informações, prejudicando a memória. 

 

20 – Aumenta a qualidade de vida e bem-estar 

A curto prazo, dormir bem pode não significar muito. Porém, o descanso proporcionado pelo sono profundo diminui o risco de diversas doenças, melhora a condição física, aumenta a concentração e nos deixa mais dispostos para enfrentar o dia. 

Se você consegue descansar bem, é possível notar que você se torna mais energético, alerta e amigável. 

 

Como as camas Auping podem fazer você sentir todos os benefícios do sono?

Como vimos, existem inúmeros benefícios proporcionados por noites bem dormidas. Por isso, dormir na melhor cama do mundo pode mudar sua vida. 

Há mais de 100 anos a marca holandesa Auping é especialista em criar as melhores noites de sono através de um sistema completo de dormir. Dessa forma, o sistema Auping vai desde o estrado de malha metálica com mais de 10.000 pontos de apoio para o corpo até os pequenos detalhes como a iluminação perfeita ao redor da cama.

A alta tecnologia dos estrados em malha metálica, aliada a materiais próprios dos colchões e canais internos de ventilação, evitam a proliferação de ácaros e bactérias dentro do colchão e permitem, por estes estarem sempre secos e frescos, a manutenção adequada da temperatura do corpo durante todas as fases do sono. 

Estrados em malha metálica

Os estrados em malha metálica com 10.000 pontos de apoio proporcionam ainda o apoio perfeito do corpo, permitindo o relaxamento total da musculatura e garantindo assim uma noite revigorante. 

Além disso, um dos segredos de dormir bem com a Auping é que você tem a opção de escolher por camas totalmente inteligentes, motorizadas, sustentáveis e 100% recicláveis. Os motores da cama permitem que você ajuste da melhor forma a região das costas, cabeça, pés e joelhos, garantindo o máximo de conforto. 

Conte também com o sistema das smart beds, chamado Auping Connect, ou sistema anti-ronco. Presente em todas as camas motorizadas Auping, o aplicativo conectado à cama eleva a cama sempre que alguém ronca, inibindo então esta ação e tornando suas noites mais silenciosas. As camas inteligentes Auping têm também a função de despertador silencioso, que eleva suavemente  a cama no horário previsto, para um despertar mais suave e gradativo. Descubra mais aqui. 

Para melhorar ainda mais sua experiência, a Auping possui vários tipos de travesseiros que se adaptam às suas necessidades e preferências. São opções para você que gosta de dormir de lado, de barriga para baixo ou para cima. 

Tenha as melhores noites de sono com as camas Auping e deixe que os benefícios do sono profundo reflitam na sua saúde e bem-estar. #aupingnightsbetterdays

Onde encontrar Auping?

A Collectania importa com exclusividade para o Brasil a marca holandesa Auping desde 1996.

COLLECTANIA | AUPING

  • Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo
  • Entre em contato com nossos especialistas via WhatsApp ou por telefone fixo 11 3088-6555
  • Confira também nosso Instagram @collectania
A função do sono vai muito além de simplesmente nos preparar para um novo dia. Noites bem dormidas proporcionam níveis maiores de energia no corpo, regulam o metabolismo e dão ao organismo as condições necessárias para se restaurar. Confira os 20 benefícios do sono que refletem na saúde e bem-estar.