Se você sofre de bruxismo, ou conhece alguém que tem esse problema ao dormir, saiba que seguindo algumas recomendações é possível melhorar o bruxismo para dormir melhor.
Isso acontece quando a pessoa aperta ou range os dentes excessivamente durante o sono. Como consequência, ocorre o desgaste e amolecimento dos dentes, dor excessiva nas articulações da mandíbula e até mesmo dor de cabeça e cansaço, devido à noite mal dormida por conta do bruxismo.
Entretanto, vale destacar que não há uma cura para esse tipo de desordem funcional. Porém, seguindo algumas dicas, é possível diminuir os efeitos causados por ele.
Confira neste artigo, como melhorar o bruxismo e como dormir melhor, mesmo convivendo com este problema. Você também pode conferir qual o melhor travesseiro para dor no pescoço e os modelos de camas de luxo da Auping.
Índice desta matéria
O que é bruxismo?
O bruxismo é o ato de apertar, morder com força ou ranger os dentes não somente durante o sono, mas também durante o dia. Mas, apesar de não haver cura, é possível conviver com este distúrbio sem prejudicar a saúde bucal e as noites de sono.
Tal desordem funcional atinge aproximadamente 30% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), chegando a 40% no Brasil, de acordo com artigo publicado pelo cirurgião dentista Paulo Zahr, no portal Veja Saúde.
Como consequência do bruxismo, além do desgaste e amolecimento dos dentes, a dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns. Isso acontece devido à força exercida para apertar ou morder durante o sono.
“A compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária”, destaca Maria Helena Varella Bruna, em artigo publicado no portal do Drauzio Varella.
Além do desgaste dos dentes e dor de cabeça, é muito comum também que pessoas que sofram de bruxismo tenham dor excessiva nas articulações da mandíbula e cansaço diurno após acordar.
Isso porque, apesar de ser um ato inconsciente, esse tipo de problema está diretamente ligado à qualidade do sono. Passar momentos da noite fazendo movimentos de apertar, morder com força ou ranger os dentes ocasiona um desgaste físico e, por consequência, afeta no quanto nosso corpo consegue descansar durante o sono.
Outros efeitos do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço e músculos da face. Além disso, em casos mais graves, também podem ocorrer problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula.
Quais são as causas do bruxismo?
Apesar de ser muito comum entre homens e mulheres de diversas idades, não há uma resposta concreta das causas do bruxismo. Entretanto, há algumas explicações que ajudam a entender esse problema.
Primeiramente, vale destacar que o bruxismo é mais comum em mulheres devido ao ápice hormonal. Além disso, há relação com o estresse, condições neurológicas, efeitos secundários de certos tipos de medicamentos e também com distúrbios na respiração como a apneia do sono.
Vale destacar também que o bruxismo pode estar ligado a outros fatores como histórico familiar e disfunção de ATM (articulação temporomandibular, que liga o osso do maxilar ao do crânio e permite a mastigação).
Além disso, fatores emocionais, como depressão e ansiedade, também podem levar a pessoa a ter bruxismo. Já hábitos do dia a dia, como consumir cafeína acima do indicado, fumar e até mesmo a mania de roer as unhas também podem causar tal distúrbio.
Como evitar o bruxismo durante a noite?
Apesar de não haver cura, ao seguir algumas dicas de como evitar o bruxismo durante a noite é possível conviver com esse problema sem agravar os efeitos causados por ele.
Entretanto, vale destacar que é fundamental a consulta com um profissional da área ao se deparar com efeitos causados pelo bruxismo como desgaste e amolecimento dos dentes, dores nas articulações da mandíbula, dor de cabeça ao acordar, dentre outros.
Confira a seguir dicas de como evitar o bruxismo durante a noite.
Mastigue alimentos duros antes de dormir
Mastigar alimentos duros como maçã ou até mesmo cenoura antes de dormir auxilia diminuindo a hiperatividade da mandíbula. Essa dica também é extremamente útil para crianças que sofrem de bruxismo.
Vale destacar, no entanto, que é indispensável escolher alimentos saudáveis para fazer esse relaxamento. Isso porque ingerir alimentos industrializados ou pesados antes de dormir afeta diretamente a qualidade do sono.
Faça técnicas de relaxamento
Devido ao bruxismo estar diretamente ligado a questões como estresse e ansiedade, fazer algumas atividades de relaxamento antes de dormir auxilia na diminuição da intensidade do distúrbio.
Técnicas de yoga e meditação ajudam a diminuir o estresse e acalmar o corpo e a mente. Dessa forma, a chance de melhorar o quadro de bruxismo durante a noite de sono aumenta consideravelmente.
Confira como meditar para dormir e as técnicas de relaxamento para dormir melhor.
Evite alimentos estimulantes
O bruxismo também é causado por hábitos diários que, se exagerados, são maléficos ao nosso corpo e mente. Consumir bastante cafeína, chá preto e energéticos, principalmente durante a noite, são exemplos disso.
Dessa forma, evite o consumo desse tipo de bebida ou diminua o máximo possível. Além disso, hábitos como roer unhas e mascar bastante goma de mascar também podem ser fatores causadores do bruxismo e igualmente devem ser evitados.
Aplique calor nas mandíbulas
Outra forma de relaxar as mandíbulas antes de dormir e, por consequência, aliviar os quadros de bruxismo é aplicar calor nelas. A dica é usar uma toalha facial mergulhando-a em água quente e, em seguida, aplicando em ambos os lados da face.
Além disso, tomar um bom banho quente antes de dormir facilita o relaxamento dos músculos e auxiliar a ter uma boa noite de sono, sem bruxismo.
Durma melhor com produtos Auping
Além de saber como melhorar o bruxismo, dormir em um colchão confortável, ter um bom travesseiro e uma boa cama é indispensável para o relaxamento durante o sono.
Nisso, a Auping é especialista, a começar pelo seu estrado metálico. Eles possuem 10.000 pontos que proporcionam o apoio perfeito do seu corpo. Essa tecnologia permite o relaxamento total da musculatura e garante uma noite revigorante.
Os colchões Auping são considerados os melhores do mundo, pois possuem até cinco zonas de conforto. Isso faz com que sua cabeça, ombros, lombar, quadril e pernas fiquem perfeitamente acomodadas.
Os colchões também possuem tecnologia que controlam a temperatura, materiais que respiram e são 100% hipoalergênicos e antiácaros. Além disso, são feitos com materiais sustentáveis e com processo de produção circular.
As camas motorizadas Auping vêm com a função antirronco, para você não despertar e não interromper o sono de quem está ao lado.
Com o sistema Auping Connect ativado, a função antirronco da cama faz com o que o encosto levante de forma leve e automática quando a pessoa ronca. Assim você consegue atingir todas as fases do sono e descansar de forma ideal com a melhor cama do mundo.
Para melhorar ainda mais sua experiência, a Auping possui vários tipos de travesseiros que se adaptam às suas necessidades e preferências. São opções para você que gosta de dormir de lado, de barriga para baixo ou para cima.
A empresa também conta com edredons feitos com materiais reciclados e certificados, como as plumas down. Eles possuem propriedades reguladoras de calor e promovem aquecimento, ventilação e controle de umidade.
Utilize as técnicas de como melhorar o bruxismo aliadas ao conforto Auping de dormir bem e tenha as melhores noites de sono.
Onde encontrar Auping?
A Collectania importa com exclusividade para o Brasil a marca holandesa Auping desde 1996.
Confira onde encontrar Auping:
COLLECTANIA | AUPING
- Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo
- Entre em contato com nossos especialistas via WhatsApp ou por telefone fixo 11 3088-6555
- Confira também nosso Instagram @collectania