Rotina, falta de horas adequadas para dormir, fadiga mental. Estes fatores contribuem para o cansaço excessivo ao longo do dia e, consequentemente, para a sensação de sono. Descubra o que causa muito sono e como mudar alguns hábitos para ter noites mais tranquilas e dias cheios de energia.
Apesar da quantidade de horas adequadas, muitas pessoas acordam cansadas para iniciar um novo dia. O cansaço, de forma geral, é uma resposta natural do organismo às tarefas do dia a dia, à correria das grandes cidades e ao excesso de trabalho. Porém, quando a fadiga se torna frequente, pode ser que outros fatores, como distúrbios do sono, estejam atrapalhando o descanso durante a noite.
De acordo com o neurologista do Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana, o cansaço excessivo durante o dia pode estar associado a várias doenças. Por exemplo: estresse, anemia, falta de vitaminas, infecções, depressão, hipotireoidismo, dentre outras.
Porém, sentir vontade de dormir durante o dia não necessariamente significa que há um distúrbio de sono, apesar desta condição afetar mais de 20% da população em geral, conforme pesquisa realizada pela National Library of Medicine.
Descubra o que causa muito sono e como algumas mudanças na rotina, como escolher um bom colchão e cama, podem ajudar.
Índice desta matéria
Causas da sonolência excessiva
A sonolência excessiva durante o dia é definida como a dificuldade de se manter concentrado ou em alerta. Além disso, é comum sentir um desejo exacerbado de dormir, principalmente em momentos importantes, como palestras ou reuniões.
Além do desejo de dormir, o sono excessivo traz outros sintomas que prejudicam o rendimento do dia. Os mais comuns são irritabilidade, problemas de memória, falta de foco, dificuldade de concentração e lentidão.
Alguns fatores que podem causar muito sono são:
1 – Má qualidade de sono
Um dos principais motivos para o sono excessivo durante o dia é a má qualidade do sono. Há pessoas que dormem pouco, que trabalham durante a noite ou que simplesmente não possuem uma rotina adequada para dormir.
Todos esses fatores acabam prejudicando o descanso e, consequentemente, corroboram para o cansaço e sono ao longo do dia.
De acordo com o responsável pelo Centro de Medicina do Sono do Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP), Alan Luiz Eckeli, em entrevista à rádio USP, dormir mal pode causar, além do cansaço, diabetes e hipertensão arterial sistêmica.
2 – Hábitos irregulares
Alguns hábitos, como fumar, não praticar atividade física e estar acima do peso, podem intensificar a sonolência durante o dia, sendo um dos fatores que causa muito sono.
Uma pesquisa realizada pela Penn State College of Medicine, mostrou que o corpo libera em maior quantidade, quando se está acima do peso, citocinas, substâncias produzidas pelo sistema imunológico responsáveis pela sensação de fadiga.
Além disso, substâncias como álcool e narcóticos podem aumentar a sensação de sonolência ao longo do dia, quando ingeridas em excesso, ou antes de dormir.
3 – Apneia do sono
Também conhecida como síndrome da apneia obstrutiva do sono, este distúrbio do sono é caracterizado pela interrupção do fluxo respiratório durante a noite. Como sintoma mais comum está o ronco, que causa a perda do sono de qualidade, sensação de cansaço durante o dia, bem como de alterações hormonais e metabólicas.
Alguns fatores, como dormir de barriga para cima, amídalas e adenoides muito grandes, álcool, tabaco e refluxo contribuem para o aparecimento da apneia do sono e, consequentemente, do ronco durante a noite. Para o tratamento, o recomendado é procurar por um especialista.
Além disso, adotar medidas simples também podem ajudar a se livrar do problema. Por exemplo, evitar ingerir substâncias que contenham cafeína, estabelecer horários regulares para deitar e levantar, e evitar o uso de bebidas alcoólicas.
4 – Narcolepsia
Imagina estar em uma reunião de trabalho, ou até mesmo dirigindo, e vir uma vontade incontrolável de dormir. Esse é o principal sintoma de quem sofre com a narcolepsia, distúrbio do sono caracterizado pela incapacidade do cérebro distinguir os momentos de sono e vigília.
Dentre os sintomas mais comuns deste distúrbio estão os ataques de sono repentinos enquanto se está acordado, o que leva a pessoa dormir em qualquer ambiente ou a qualquer hora. Geralmente, o sono costuma durar alguns minutos e pode surgir poucas ou várias vezes ao longo do dia.
Nestes casos, o recomendado por especialistas é adotar medidas que possam melhorar a qualidade do sono, como cochilar após o almoço, evitar cafeína e tabagismo, adotar hábitos regulares de sono, inclusive aos finais de semana e feriados.
5 – Má alimentação
Em síntese, uma dieta pobre em minerais e vitaminas, onde o consumo de gordura e açúcar é maior, não dá ao organismo os nutrientes necessários para produção de energia. A quantidade insuficiente de vitaminas associada à anemia ferropriva (deficiência de ferro), por exemplo, podem intensificar a sensação de cansaço ao longo do dia.
Além disso, algumas dietas restritivas também prejudicam o organismo na obtenção de nutrientes necessários, causando déficit de albumina e prejudicando a força do organismo de desenvolver atividades comuns da rotina.
6 – Cansaço mental
Outro motivo que causa muito sono é o cansaço mental. Com as rotinas cada vez mais agitadas, trabalhar em frente ao computador é sinônimo de esgotamento mental, ainda mais quando não se tem o descanso necessário para reposição de energia.
Quando o trabalho exige atividades de pensamento rápido e criatividade, ou seja, quando exigimos que o cérebro trabalhe com energia total e sem descanso, pode ser que tenhamos esgotamento mental. Dessa forma, o esgotamento faz com o que a energia necessária para trabalhar ou estudar diminua em algum momento.
Como evitar a sonolência excessiva?
Alguns hábitos ajudam a evitar o sono excessivo durante o dia. Por exemplo, praticar atividades físicas com o intuito de gastar mais energia ajudam o corpo a descansar durante a noite. A queima de gordura melhora a respiração e, consequentemente, auxilia no tratamento da apneia do sono, uma das principais causas da sonolência diurna.
Além disso, outra dica para evitar o sono excessivo é organizar as tarefas diárias em uma lista. Ou seja, antes de dormir, escreva tudo que precisa ser feito no dia seguinte. Anotando, você tira a preocupação com a rotina e fica mais relaxado para pegar no sono, evitando noites mal dormidas e, consequentemente, excesso de sono ao longo do dia.
Dessa forma, fazer uma higiene do sono também pode ser o caminho para noites mais tranquilas e realmente reparadoras. A higiene do sono é definida como práticas que auxiliam a ter uma noite melhor de sono. Por exemplo: dormir sempre no mesmo horário, preparar o ambiente para uma boa noite de sono, praticar técnicas de relaxamento, dentre outras.
Tenha dias melhores com Auping
Acordar cansado, sem ânimo para as atividades do dia é um dos problemas mais comuns na modernidade. Relaxar, atingir todas as fases do sono, acordar realmente revigorado e descobrir o que causa muito sono ajuda não só na qualidade de vida, como também no bem-estar físico. Com a Auping, você tem o descanso que merece.
Na Auping, você conta com um sistema completo de dormir. Formado pelos estrados individuais em malha metálica, o sistema de dormir Auping contribui com o relaxamento completo do corpo. Outra vantagem é que distribui de forma igual a pressão corporal, além de permitir a ventilação plena dos colchões.
Além disso, um dos segredos de dormir bem com a Auping é que você tem a opção de escolher por camas totalmente inteligentes, motorizadas, sustentáveis e 100% recicláveis. Os motores da cama permitem que você ajuste da melhor forma a região das costas, cabeça, pés e joelhos, garantindo o máximo de conforto.
Já os colchões Auping possuem zonas de conforto que dão o suporte ideal para a coluna e deixam os ombros e quadris encaixados de forma perfeita. Além disso, as camas Auping vêm com a função antirronco e despertador sonoro silencioso, que identifica a fase do sono que você se encontra e proporciona um despertar mais suave.
Crie as condições perfeitas para uma boa noite de sono com Auping e descubra o que um sono de qualidade pode fazer na sua vida!
Onde encontrar Auping?
A Collectania importa com exclusividade para o Brasil a marca holandesa Auping desde 1996.
Confira onde encontrar Auping:
COLLECTANIA | AUPING
- Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo
- Entre em contato com nossos especialistas via WhatsApp ou por telefone fixo 11 3088-6555
- Confira também nosso Instagram @collectania