O que fazer para parar de roncar – 11 dicas de especialistas

Se você quer saber o que fazer para parar de roncar, veja essas dez dicas de especialistas.

Se você acabou de se aperceber de que ronca ou já ouve reclamações de quem divide a cama com você há algum tempo, saiba que podem existir várias razões para que isso aconteça. Mas a boa notícia é que existem várias soluções também!

A maioria das pessoas já roncou alguma vez na vida e isso não significa necessariamente que tenham um problema. Porém, se isso é algo que acontece repetidamente pode ser uma boa ideia fazer um exame de polissonografia, em que se monitora o sono de uma pessoa. Isso porque uma das razões para uma pessoa roncar é se tratar de um sintoma da síndrome de apneia do sono.

Essa doença significa que a pessoa deixa de respirar por alguns segundos ou minutos durante o sono. Outros sintomas podem ser sentidos ao longo do dia, como a sonolência excessiva ou a falta de concentração. As pessoas que sofrem de apneia precisam ser acompanhadas por um médico.

Por outro lado, roncar pode ter outras origens, por vezes tão simples como a postura em que a pessoa dorme. Por isso reunimos aqui dez dicas de especialistas sobre o que fazer para parar de roncar. Dê uma olhada!

 

O que fazer para parar de roncar

 

1. Apneia do sono

A apneia do sono é uma doença séria que consiste no bloqueio das vias aéreas durante o sono, resultando em deixar de respirar durante uns momentos. A pessoa não se apercebe disso pois está dormindo, mas pode sentir os efeitos no dia seguinte. Como uma irritabilidade ou sonolência em excesso. É importante nesses casos procurar um médico para fazer tratamento da apneia, pois a longo prazo ela pode ter efeitos mais graves como a morte prematura.

 

2. Troque o travesseiro

Uma ótima dica de o que fazer para parar de roncar é trocar o travesseiro. Isso porque ele pode estar contribuindo para suas alergias, o que piora o ronco. Seu travesseiro pode ir acumulando ácaros, pelo que é importante lavá-lo de duas em duas semanas e trocá-lo a cada seis meses. Porém, você também pode optar por um travesseiro da Auping, que é anti-alérgico e tem uma excelente ventilação. Conheça o melhor travesseiro do mundo neste post.

Evitar que animais durmam com você na cama também ajuda a reduzir alergias.

melhores travesseiros

 

3. Perca peso

Peso em excesso pode estar na origem do seu problema. Isso porque a concentração de gordura no pescoço e a flacidez dos músculos da garganta causa o estreitamento das vias respiratórias. Já imaginou seu pescoço não permitir a passagem do ar que você precisa para oxigenar seu corpo? O ideal é manter uma boa forma física, através de exercício frequente e uma dieta equilibrada.

 

4. Evite bebidas alcoólicas e remédios para o sono

Você já notou que quando bebe é muito provável roncar? Isso acontece porque o álcool, bem como os remédios para dormir, causam um relaxamento excessivo dos músculos do corpo. Desse jeito, o melhor é evitar consumir álcool antes de ir dormir e tentar procurar formas alternativas e naturais para os remédios para o sono.

 

5. Evite dormir de barriga para cima

Dormir de barriga para cima faz com que sua língua caia em direção à garganta, provocando um som vibrante durante o sono. Dormir de lado pode ajudar a evitar que isso aconteça.

Experimente colocar um travesseiro entre as pernas ou apoiando as costas, na posição de lado, e verá como isso ajuda. Outra solução é reclinar as costas da cama, para manter a cabeça levantada e abrir as vias respiratórias. A cama Royal da Auping é uma ótima opção nesse caso, com cinco motores que permitem ajustar diferentes regiões dos pés à cabeça.

o que fazer para parar de roncar
Cama Auronde, Auping – o que fazer para parar de roncar

 

 

6. Resolva problemas anatômicos

Na busca sobre o que fazer para parar de roncar, é importante conhecer o seu corpo. Algumas pessoas nascem com o septo desviado e precisam ser operadas para corrigir. Isso pode causar o ronco pois há uma obstrução das vias aéreas e a pessoa acaba dormindo de boca aberta para compensar.

 

7. Experimente um dilatador nasal

Para reduzir a resistência da passagem do ar, experimente usar um dilatador nasal. Outra opção é colar uma daquelas tiras no topo do seu nariz para aumentar o espaço da passagem nasal. Isso poderá tornar sua respiração mais eficiente e eliminar o ronco.

 

8. Mantenha-se hidratado

Beba muita água. Secreções nasais e na garganta tornam-se mais pegajosas quando está desidratado. Isso pode piorar o ronco durante a noite. Por isso o ideal é beber no mínimo onze copos de água por dia. Até já existem aplicações para monitorizar esse consumo, porque não experimentar?

 

9. Evite fumar

Fumar cigarro irrita o interior da garganta e do nariz, causando inflamação e catarro. Isso significa que o fluxo de ar diminui e é mais provável roncar. Se esse é o seu caso, experimente um spray nasal com água do mar para desbloquear as vias aéreas, você vai se sentir bem melhor inclusive.

 

10. Cante ou toque um instrumento de sopro

Essa dica pode ser inesperada, mas a verdade é que quem pratica exercícios de canto ou toca um instrumento de sopro fortalece sua garganta. Isso faz com que o ar passe livremente e que seja menos provável roncar. Quem diria, hein?

 

11. Conheça as camas Auping, que solucionam problemas de sono

Você sabia que cerca de 45% de todos os adultos roncam ocasionalmente, e 25% têm problemas de ronco graves? O ronco ainda pode alcançar um volume alto em níveis de 50dB a 92dB.

Para solucionar este problema – que a maioria dos adultos possui – a nova cama inteligente Auping introduz a função anti-ronco.

A função ouve, calcula o volume do ronco e faz com que a cama tome medidas para que o sono volte ser saudável e não atrapalhe o parceiro ao lado.

A primeira delas é o levantar individual e leve do motor das costas. Pesquisas mostram que mais de 70% das pessoas param de roncar quando a cabeça é ligeiramente levantada, já que as vias aéreas abrem e reduzem o ressonar.

Outra função é o leve vibrar individual do estrado. O vibrar instiga quem está roncando a mudar de posição, diminuindo ou parando o ressonar.

 

Onde encontrar as camas Auping no Brasil:

COLLECTANIA | AUPING – Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo

COLLECTANIA | RIO – CasaShopping Bloco E Sala 401. Barra da Tijuca – RJ

 

Quer saber mais sobre a cama-inteligente que soluciona problemas de ronco?

 

Preencha o formulário abaixo para saber mais:

 

ClienteArquiteto / Decorador / DesignerImprensa

O que fazer para parar de roncar

Há 25 anos, a Collectania apresenta ao público brasileiro uma curadoria apurada de mobiliário de marcas internacionais de alta qualidade, excelência e especializadas no bem-estar.

Facebook