Como escolher colchão para uma boa noite de sono?

Uma vida saudável e cheia de energia depende de boas noites de sono. Com o colchão ideal é possível ter dias melhores, mais disposição e o bem-estar que você merece. Confira como escolher colchão e como a Auping pode mudar a sua vida.

 

Dormir bem é fundamental para acordar mais disposto. Um dos fatores que influencia na qualidade do sono é o colchão, que precisa distribuir de forma perfeita todo o peso do corpo. Nesse sentido, para saber como escolher um bom colchão, é preciso entender que o corpo humano possui alguns pontos de apoio, como ombros, quadril e joelhos, que merecem atenção. 

Os espaços do corpo entre cada um destes pontos precisam estar totalmente preenchidos de forma que a musculatura possa relaxar  enquanto você estiver deitado. Ou seja, o ideal é que o colchão contorne e respeite o peso do corpo. Mas a escolha do colchão perfeito é sempre uma incógnita, não é mesmo?

Isso porque vem sempre  a dúvida qual modelo certo escolher. Colchão de látex ou molas? De acordo com especialistas, os melhores colchões, inclusive indicados para quem sofre com dores na coluna, são os produzidos com molas ensacadas e uma camada extra de látex.

Porém, o tipo de colchão depende também do gosto pessoal e das necessidades de cada pessoa. Assim, na hora de escolher um colchão, é importante analisar qual o peso e altura de quem vai usar o colchão, bem como a estrutura do colchão. No caso de colchões de casal, o recomendado é procurar por modelos que possuam bons pontos de apoio e que, ao mesmo tempo, atendam às suas necessidades fisiológicas individuais, por exemplo. 

 

Importância de escolher um colchão de qualidade

Como escolher colchão para uma boa noite de sono

Durante a noite, o corpo desempenha diversas funções que auxiliam o organismo a manter o melhor desempenho ao longo do dia. Dessa forma, o sono é responsável pela recuperação da mente e do corpo, e do completo relaxamento dos músculos. Além disso, enquanto dormimos, o organismo libera vários hormônios, controla a temperatura corporal, fortalece o sistema imunológico e consolida a memória. 

Sendo assim, um colchão de má qualidade, ou que não é o ideal para você, pode influenciar, e muito, na obtenção de todos os benefícios que temos ao dormir bem. Uma noite de sono ruim, pode causar cansaço ao longo do dia, prejudicar o rendimento nas atividades diárias e causar irritabilidade. 

“Assim, quando dormimos em um bom colchão, estamos investindo em qualidade de vida, bem-estar, além de evitar problemas, como dores na coluna e despertares noturnos”, como explica Ortopedista e Especialista em Medicina Esportiva, Marcelo Filardi.  

 

Como escolher um colchão?

Como escolher colchão para uma boa noite de sono?

Antes mesmo de comprar um colchão, é preciso analisar uma série de fatores importantes, como o tipo de material e as funções que cada colchão possui. Dessa forma, o primeiro passo para escolher o colchão é verificar qual material foi utilizado para sua fabricação. 

Além do tipo de material, é muito importante observar o apoio que o colchão proporciona ao corpo. Ou seja, um bom colchão deve oferecer sustentação perfeita ao peso corporal, mantendo o alinhamento da coluna e distribuindo  de forma correta a pressão do corpo, desta forma a musculatura poderá relaxar durante o sono. Quando for experimentar um colchão observe se ele respeita a curvatura de seu corpo e coluna; e o colchão que deve se adaptar a você e não você ao colchão.

Além disso, o tecido também é importante na hora de escolher colchão. Sendo assim, opte por materiais naturais e com tecnologia que favoreça a ventilação do colchão. Sendo assim, é importante que o modelo escolhido permita fácil limpeza e manutenção.

De forma resumida, o que é importante analisar antes de escolher o colchão:

  • Sua posição de dormir;
  • Qual a firmeza/sensação adequada para o seu corpo;
  • Biotipo do seu corpo;
  • Tipo de material do colchão que atenda às suas necessidades.

 

Sensação/Firmeza do colchão

como escolher colchão

Um estudo publicado em 2010, pela National Library of Medicine, mostrou que pessoas que dormem em colchões de média firmeza, nem muito firmes, nem muito suaves, dormem melhor e, consequentemente, possuem mais qualidade de vida e bem-estar. Além disso, estes tipos de colchões ajudam a aliviar a dor nas costas, por exemplo. 

Porém, é importante lembrar que o nível de firmeza de um colchão pode variar de pessoa para pessoa, já que um colchão que parece duro para um, pode ser macio para outro. 

 

O colchão que pode mudar sua vida

A Auping possui um sistema de dormir que oferece as condições perfeitas para o sono. Tudo começa com os estrados individuais em malha metálica, que proporcionam ventilação, conforto e auxiliam na movimentação suave e distribuição da pressão do corpo de maneira uniforme, para máximo relaxamento.

Já os colchões Auping, possuem zonas de conforto que dão o suporte perfeito para a coluna e encaixam ombros e quadris, por exemplo. Tudo isso de maneira individual e personalizada, para que cada um tenha a noite de sono perfeita. Além disso, os diferentes tipos de colchões Auping oferecem relaxamento pleno da musculatura, para que você tenha as melhores noites de sono. 

A estrutura interna dos colchões Auping facilita a saída da umidade da parte interna do colchão, e faz com o que sua cama permaneça sempre seca, mantendo uma agradável temperatura corporal ao longo de toda a noite. Vale lembrar que um colchão sempre seco é essencial para evitar a proliferação de ácaros e bactérias.

Além disso, as camas Auping vêm com a função antirronco e despertador sonoro silencioso, que identifica a fase do sono que você se encontra. Ao definir o horário que deseja acordar, o despertador inteligente Auping inclina de forma leve a cama, para que você desperte durante o sono mais leve e tenha um acordar mais suave. 

Com a Auping, você escolhe o conforto para dormir ao mais alto nível.

 

Tipos de colchões Auping

A Collectania importa com exclusividade para o Brasil as camas holandesas Auping desde 1996. Dentre as opções de colchões, é possível encontrar modelos com diferentes estruturas, biotipos, peso e sensações, como os colchões Inizio, Adagio, Cresto, Maestro, Vivo e Evolve.

Colchão Inizio

Com 3 zonas de conforto para suporte dos ombros, quadril e pernas, o colchão Inizio possui camada superior de conforto em Latex (suave e resiliente). Além disso, possui molas DPPS® ensacadas individualmente no núcleo do colchão, garantindo o apoio perfeito para quando estiver deitado, virando-se ou sentado. Capa removível lavável com propriedades antialérgicas. Sensação: Soft, Medium, Firm e Extra Firme.

 

Colchão Adagio

O colchão Adagio possui 5 zonas de conforto: cabeça, ombros, quadril, joelho e pernas. Camada superior de conforto em Latex Perfo (suave e resiliente, com alta ventilação). As molas DPPS® ensacadas individualmente no núcleo do colchão garantem o apoio perfeito para quando estiver deitado, virando-se ou sentado. Assim como possui capa removível lavável com propriedades antialérgicas. Sensação: Soft, Medium, Firm e Extra Firme.

 

Colchão Cresto

São 3 zonas de conforto: cabeça, ombros, quadril, joelho e pernas no colchão Cresto. Duplo suporte na região dos ombros para alívio da pressão. Além disso, camada superior de micro conforto em espuma viscoelástica de alta qualidade com estrutura aberta para melhor ventilação. Além disso, possui molas DPPS® ensacadas individualmente no núcleo do colchão, garantindo o apoio perfeito para quando estiver deitado, virando-se ou sentado. Capa removível lavável com propriedades antialérgicas. Sensação: Soft, Medium, Firm e Extra Firm.

 

Colchão Maestro

Com 5 zonas de conforto: cabeça, ombros, quadril, joelho e pernas, o colchão Maestro possui duplo suporte na região dos ombros para alívio da pressão. Camada superior de conforto em Latex Pura (suave, alta resiliencia e ventilação). Molas DPPS® ensacadas individualmente no núcleo do colchão, garantindo o apoio perfeito para quando estiver deitado, virando-se ou sentado. Capa removível lavável com propriedades antialérgicas. Sensação: Soft, Medium, Firm e Extra Firm.

 

Colchão Vivo

O colchão Vivo possui 5 zonas de conforto: cabeça, ombros, quadril, joelho e pernas. Duplo suporte na região dos ombros para alívio da pressão. Camada superior de conforto em Latex Pura (suave, alta resiliencia e ventilação). Além disso, as molas DPPS® ensacadas individualmente no núcleo do colchão, garantindo o apoio perfeito para quando estiver deitado, virando-se ou sentado. Assim como possui capa removível lavável com propriedades antialérgicas. Sensação: Soft, Medium, Firm e Extra Firm.

Confira todos os modelos de colchões Auping e tenha as melhores noites de sono!

Onde encontrar Auping?

A Collectania importa com exclusividade para o Brasil as camas holandesas Auping desde 1996.

COLLECTANIA – A MARCA DO BEM DORMIR.

  • Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo
  • Entre em contato com nossos especialistas via WhatsApp. ou por telefone fixo 11 3088-6555
  • Confira também nosso Instagram @collectania