Sono e saúde mental: como dormir bem ajuda no equilíbrio emocional

Uma boa noite de sono pode ser a cura para sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, dormir bem dá ao organismo as condições necessárias para se restaurar. Confira como o sono ajuda na saúde mental e como a Auping pode ajudar. 

 

Você já se sentiu irritado ou exausto após uma noite mal dormida? Sentir-se assim é muito comum quando não se tem um sono de qualidade, já que dormir bem é essencial para manter a saúde física e mental. Além de atrapalhar a vida a curto prazo, se privar do sono pode trazer consequências graves à saúde, como distúrbios do sono, doenças cardíacas e psicológicas. 

Ao mesmo tempo em que algumas condições psiquiátricas podem causar problemas no sono, os distúrbios do sono também podem interferir nos sintomas de diversas perturbações mentais, como a ansiedade e depressão. Por outro lado, uma boa noite de sono pode reduzir os sinais de estresse, hipertensão e o risco de problemas como diabetes e infarto. 

De acordo com estudo publicado no periódico Frontiers in Psychology, o sono de qualidade é um dos principais fatores para garantir a saúde mental e bem-estar geral. A pesquisa foi realizada na Universidade de Otago, na Nova Zelândia, e conclui que as pessoas que possuem um sono de qualidade, possuem menos chances de desenvolver pensamentos negativos ou depressivos. 

 

Relação entre sono e saúde mental

sono e saúde mental

Que dormir bem para manter qualidade de vida e bem-estar melhora a qualidade de vida, todos nós já sabemos. Mas, como saber se estamos realmente tendo um sono de qualidade? Bem, de acordo com pesquisadores, se você acorda disposto, revigorado, sem cansaço, já é sinal de que a noite de sono foi reparadora. 

Depois do sono de qualidade, outros fatores que influenciam na saúde mental são a prática regular de atividade física e o consumo de frutas, legumes e verduras de forma regular. Com isso, o sono se torna uma espécie de alimento para o organismo, onde as energias são repostas, ocorre a síntese de proteínas e a mente e o corpo são revigorados para o dia seguinte. 

Além disso, é durante o sono que diversas funções ocorrem no organismo, como o fortalecimento do sistema imunológico, a secreção de hormônios importantes para o metabolismo, bem como a fixação de memórias que ocorreram ao longo do dia. Para isso, é importante compreender que o ciclo do sono dura, em média, 90 minutos. 

Fases do sono

A cada 90 minutos, uma pessoa com o ciclo do sono em dia, alterna entre duas fases distintas: o sono não-REM e o sono REM. Basicamente, a fase do sono não-REM se divide em quatro estágios do sono, que se intensificam ao longo dos minutos. Primeiro, a temperatura do corpo diminui, os músculos começam a relaxar e os batimentos e a respiração ficam mais lentos. 

Já no sono REM, conhecido como o estágio onde os olhos se movimentam de forma rápida, a frequência cardíaca, a respiração, bem como a temperatura do corpo e a pressão arterial aumentam. Além disso, foi comprovado cientificamente que, durante esta fase do sono, ocorre a fixação da memória e a melhora da saúde emocional. 

Por outro lado, ficar sem dormir ou ter o sono interrompido pode afetar os níveis de hormônios do estresse, além de causar danos ao sistema nervoso central. Com isso, os pensamentos e a regulação emocional ficam prejudicados, o que pode potencializar os efeitos de distúrbios do sono ou psiquiátricos, por exemplo. 

Sendo assim, e como afirma uma das maiores autoridades em sono do mundo, Matthew Walker, a saúde física e emocional está intimamente ligada ao sono. Ou seja, a saúde mental em dia garante um sono de qualidade e o sono de qualidade proporciona a preservação da saúde mental. 

 

Dormir e cuidar das emoções 

relação do sono com a saúde mental

Você já ouviu expressões como “vai dormir que passa”, ou “vou dormir antes de tomar uma decisão, talvez assim consigo clarear mais as ideias”? A sabedoria popular nunca foi tão certeira. Isso porque, de fato, dormir ajuda no cuidado, controle e processamento das emoções. 

Ou seja, graças à tecnologia e aos estudos da neurociência, foi comprovado que as fases do sono afetam de forma positiva a saúde mental. No entanto, nenhuma das fases mexe tanto com as emoções quanto a fase do sono REM, onde sonhamos e as memórias se fixam. 

Nesta fase, o sono atua de forma imprescindível no processamento de informações emocionais. Sendo assim, quando uma pessoa dorme pouco, a capacidade de consolidar memórias positivas também é reduzida. Com isso, aumentam as chances de memórias negativas surgirem, o que acaba intensificando os sintomas de insônia e ansiedade, por exemplo. 

 

Dicas de como dormir melhor e cuidar da saúde mental 

sono e saúde mental

Dormir bem e com qualidade depende de, além de investir em produtos que proporcionem qualidade do sono, hábitos saudáveis e regulares. Com algumas mudanças no dia a dia, já é possível transformar a forma como você dorme e acorda. 

Para manter a saúde mental em dia e, consequentemente, ter qualidade no sono, ou vice-versa, você pode tentar:

1 – Criar uma higiene do sono: aposte em rotinas e técnicas que relaxem, como a leitura de um livro, tomar um chá e fazer skincare, por exemplo. Com isso, seu cérebro é condicionado a saber quando a hora de dormir está se aproximando e você garante um sono mais tranquilo e saudável. 

2 – Coma alimentos leves à noite: alimentos gordurosos ou muito condimentados normalmente provocam uma digestão mais lenta. Portanto, o melhor é evitar o consumo de alimentos pesados durante a noite. Além disso, evite comidas com grandes quantidades de açúcar e cafeína, já que deixam o organismo mais acelerado. 

3 – Pratique exercícios físicos: fazer atividades ao ar livre é importante para uma boa noite de sono. O ideal é não praticar exercícios muito perto do horário de dormir, mas se for o único momento possível para exercícios, é melhor se exercitar do que não praticar nenhuma atividade. Isso porque os exercícios perto do horário de dormir deixam o corpo mais agitado e mais quente. Assim, o recomendado é praticar atividades físicas pela manhã ou no período da tarde. 

4 – Tente relaxar: quando estamos muito ansiosos ou estressados, o sono demora mais a vir. Assim, o recomendado é praticar técnicas de relaxamento para dormir, como meditação e yoga, antes de dormir para induzir o sono de forma mais leve e tranquila. 

 

As melhores noites de sono com Auping 

camas Auping

A marca holandesa Auping possui um sistema de dormir que oferece a você as condições ideais para um sono perfeito. Os estrados individuais em malha metálica, além de contribuir no conforto e posição individual para cada lado da cama, distribuindo a pressão do corpo de forma uniforme, permitem a ventilação plena dos colchões Auping. Garantia de uma cama sempre seca e mais fresca no verão.

A cama é o foco central de seu quarto e determinante para seu bem-estar geral. Assim como os demais elementos que compõem o sistema Auping de dormir, a cama pode tornar seu quarto mais sofisticado e acolhedor. 

As camas Auping, além do suporte em malha metálica, possuem um design incrível, onde você pode escolher entre os vários modelos, como a cama Auronde, Original, Essential, Noa e Royal, cada uma com um estilo único e opções de cores diversas.  Ao escolher o modelo de cama perfeito, você pode ainda complementá-la com os estrados com motores. 

Os estrados são desenvolvidos para que as costas ou as pernas sejam automaticamente levantadas, dando o máximo de conforto ao deitar. Além disso, a Auping possui ainda cabeceiras, luminárias e mesinhas laterais desenhadas especialmente para cada modelo de cama. Pensando sempre em otimizar seu conforto. 

O conceito Auping de dormir, além de proporcionar bem-estar com o estrado e o colchão, também oferece um sistema especial de vestir sua cama e decorar o quarto. De acordo com a temperatura do ambiente e as estações do ano, utilize os edredons com gramaturas diversas. 

Além disso, complemente a decoração do seu quarto com as capas de edredom com cores e estampas que mudam o astral do ambiente e escolha entre um menu de travesseiros que atendem as mais diversas preferências individuais. 

 

Onde encontrar Auping?

A Collectania importa com exclusividade para o Brasil as camas holandesas Auping desde 1996.

COLLECTANIA – A MARCA DO BEM DORMIR.

  • Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo
  • Entre em contato com nossos especialistas via WhatsApp. ou por telefone fixo 11 3088-6555
  • Confira também nosso Instagram @collectania

 

sono e saúde mental