Plantas para ter no quarto e os benefícios para o bem dormir

É comum pensar que apenas escolhendo um bom colchão e uma cama perfeita teremos descanso e boas noites de sono. Porém, o que poucas pessoas imaginam, é que incrementar o ambiente do quarto com plantas  também influencia, e muito, na qualidade do nosso sono. Saiba quais plantas ter no quarto para melhorar o bem-estar e o sono. 

 

plantas para ter no quarto

Como anda a qualidade do seu sono? Além de apostar em produtos que auxiliam a dormir melhor, sabia que você também pode investir em plantas para o quarto? Isso porque as plantas, além de item de decoração, trazem inúmeros benefícios para o bem dormir, já que possuem propriedades calmantes e purificadoras. 

Quando passamos por noites mal dormidas, é fato que, durante o dia, sentiremos mais cansaço, indisposição e, até mesmo, alterações no humor. Ter um sono de qualidade é fundamental não só para manter a saúde física, como também a mental. 

As plantas, além de manter o quarto bem decorado, também contribuem para melhorar a qualidade do ar, já que influenciam na redução da temperatura e umidade. Além disso, as plantas trazem o aspecto de vida para o ambiente, agregando na textura e cor do quarto. 

No entanto, é importante destacar que nem todas as espécies de plantas são indicadas para o quarto. Isso porque plantas muito delicadas, por exemplo, podem sentir falta de ventilação e iluminação. Sendo assim, o recomendado por especialistas é apostar em plantas como samambaias, cactos e suculentas, que são mais comuns na decoração de ambientes internos. 

 

Benefícios das plantas para o bem dormir

plantas para ter no quarto

Dormir bem é fundamental para qualquer ser humano. Noites bem dormidas melhoram a qualidade de vida e evitam problemas de saúde. Agora, quando temos noites de sono ruins, além de atrapalhar a vida no curto prazo, a privação do sono traz consequências graves à saúde, como doenças cardíacas, psicológicas e distúrbios do sono. 

Além disso, fatores como má qualidade do ar, fungos e odores também podem influenciar em más noites de sono. Por isso, é muito comum que, para reverter o problema, se invista em produtos de qualidade, como colchões ventilados e ecológicos, além de travesseiros e edredons sustentáveis, por exemplo. 

Porém, em alguns casos, apenas os produtos de qualidade não se fazem suficientes para manter a qualidade do sono. Isso porque, para dormir bem, dependemos de um conjunto de fatores que proporcionam o bem-estar durante as noites. Assim, apostar em plantas para o quarto é uma das soluções que podem contribuir para melhorar a qualidade do sono. 

De acordo com estudos realizados na Botânica, incluir plantas no quarto ajuda na qualidade do sono, já que a estrutura folicular de algumas espécies têm o poder de purificar o ar e, consequentemente, melhoram o sono, reduzem o estresse e filtram o ar. 

 

9 dicas de plantas para ter no quarto 

plantas para ter no quarto

Existem muitas espécies de plantas que podem ser utilizadas na decoração do quarto para contribuir na qualidade do sono. Apesar da variedade, algumas espécies se fazem mais indicadas para compor este ambiente, já que não necessitam de tanta iluminação e ventilação. 

Plantas como suculentas, samambaias e jiboias são alguns exemplos de plantas para ter no quarto. Confira as opções que preparamos de plantas que podem ser utilizadas no quarto e que ajudam a dormir melhor:

 

1 – Espada de São Jorge 

A Espada de São Jorge é uma das plantas mais indicadas para compor a decoração do quarto, já que, além de absorver substâncias tóxicas, como tricloroetilenos, benzeno e formaldeído, há quem diga que ela também filtra impurezas e energias negativas. Sendo assim, esta espécie de planta pode ser cultivada próxima a mesas de cabeceira ou da cama. 

 

2 – Gérbera 

Outra espécie de planta para ter no quarto é a Gérbera. Além da beleza de suas pétalas, sempre grandes e coloridas, e das características peculiares, esta planta tem sido muito utilizada para melhorar a qualidade do sono. 

Quando posta em ambientes internos, a Gérbera consegue filtrar compostos como formaldeído, benzeno, xileno e também o tricloroetileno. 

 

3 – Hera 

A Hera é uma ótima opção de planta para o quarto porque o cultivo desta espécie em ambientes internos diminui a quantidade de mofo no ar. Ou seja, para quem sofre com crises de asma ou problemas respiratórios, é uma alternativa para melhorar a qualidade do sono.

Porém, vale ressaltar que esta espécie é tóxica, caso seja ingerida. Por isso, o recomendado é que seu cultivo seja feito de forma suspensa, em cestas ou vasos de parede, por exemplo. Isso evita que crianças ou animalzinho de estimação tenha contato com a planta. 

 

4 – Jasmim 

Jasmim é uma planta que, além de encantar pela beleza, também possui benefícios calmantes. Além disso, seu cultivo pode diminuir os níveis de ansiedade e, consequentemente, melhorar a qualidade do sono, bem como o raciocínio e a produtividade. 

Porém, esta espécie de planta deve ficar próxima às janelas do quarto, já que necessita de bastante luminosidade para se desenvolver bem. 

 

5 – Babosa 

De acordo com a NASA, a babosa é responsável por ser uma das maiores produtoras de oxigênio, o que melhora a qualidade do ar. Sendo assim, quando cultivada no quarto, esta planta tem a capacidade de melhorar o ar e, com isso, cair no sono profundo se torna mais fácil. 

A babosa não exige muitos cuidados. No entanto, é necessário deixá-la próxima às janelas, já que essa espécie precisa de luz natural de forma constante. 

 

6 – Palmeira Ráfia

A palmeira ráfia é uma espécie para quem gosta de plantas maiores. Isso porque pode chegar até 3 metros de altura. Além disso, é uma planta que encanta pelas características, como troncos finos, folhas verdes grandes e fibras mais espessas. É uma das poucas espécies de plantas robustas que se faz adequada se cultivadas em ambientes internos. 

 

7 – Suculentas

As suculentas são ótimas opções de plantas para ter no quarto, já que exigem poucos cuidados e não precisam tanto de luz direta. Além disso, são plantas que se destacam pela variedade de espécies, cores e formatos. 

 

9 – Palmeira bambu 

A palmeira bambu é uma planta muito indicada para usar no quarto, já que esta espécia limpa o ar e, consequentemente, faz com que as noites de sono sejam mais tranquilas.

Outra característica desta espécie é em relação ao seu cultivo, já que necessita sempre de solo úmido. Além disso, o contato com a luz solar também se faz importante. Sendo assim, deixe sua palmeira bambu em local com luz indireta. 

 

9 – Lavanda 

E por último, uma das queridinhas da decoração de quartos, a lavanda. Além do cheiro muito característico, a lavanda ajuda na redução do estresse e ansiedade. A qualidade do ar também melhora significativamente quando se cultiva esta espécie em ambientes fechados. 

 

Como a Auping ajuda você a ter as melhores noites de sono 

Com algumas espécies de plantas no quarto, as condições climáticas perfeitas e momentos relaxantes antes de dormir, é provável que você tenha noites de sono muito mais tranquilas e melhore seu bem-estar e sono. Além disso, é importante apostar em produtos que auxiliem você a ter as melhores noites de sono, como os produtos Auping. 

Na Auping você encontra um sistema de dormir que oferece as condições ideais para um sono perfeito. Os estrados individuais em malha metálica, por exemplo, além de contribuir no conforto e posição individual para cada lado da cama, distribuem a pressão do corpo de forma uniforme e permitem a ventilação plena dos colchões. Com isso, garantem uma cama sempre seca e mais fresca no verão.

Os estrados são desenvolvidos para que as costas ou as pernas sejam automaticamente levantadas, dando o máximo de conforto ao deitar. Além disso, a Auping possui ainda cabeceiras, luminárias e mesinhas laterais desenhadas especialmente para cada modelo de cama, perfeitas para colocar sua plantinha e decorar o quarto da melhor forma, contribuindo com noites de sono realmente revigorantes.

Descubra o universo de produtos Auping e tenha as melhores noites de sono.

 

Onde encontrar Auping?

 

A Collectania importa com exclusividade para o Brasil as camas holandesas Auping desde 1996.

COLLECTANIA – A MARCA DO BEM DORMIR.

  • Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo
  • Entre em contato com nossos especialistas via WhatsApp. ou por telefone fixo 11 3088-6555
  • Confira também nosso Instagram @collectania
plantas para ter no quarto