Você sabe o que é melatonina? Produzida pela glândula pineal, a melatonina, também conhecida como hormônio do sono, é a principal aliada para boas noites de sono. Além de auxiliar na fixação da memória, a substância também atua na restauração celular e até emocional.
Nosso corpo funciona como uma máquina. Sendo assim, cada célula desempenha uma função diferente para manter o organismo em equilíbrio. Com o sono não é diferente. Isso porque, para dormir bem, nosso corpo produz melatonina, também conhecida como hormônio do sono, responsável por regular o momento de dormir.
Porém, se engana quem pensa que a melatonina age somente na indução do sono. Este hormônio, fabricado pela glândula pineal e ativado quando há ausência de estímulos luminosos, regula nosso relógio biológico, também chamado de ritmo circadiano. Além disso, diminui a pressão arterial e a produção de insulina.
Por ser produzido somente quando não há interferência de luz, ou seja, no período da noite, a melatonina atua como um poderoso antioxidante, além de combater radicais livres que podem agredir o organismo. Dessa forma, o hormônio do sono é liberado no corpo com a função de preparar o organismo para descansar.
Índice desta matéria
O que é melatonina e como funciona?
Presente em todas as espécies vivas, até mesmo em bactérias e plantas, a produção de melatonina no corpo vai muito além de nos fazer dormir. De acordo com o endocrinologista Bruno Halpern, o hormônio do sono é o principal responsável por manter em equilíbrio o nosso relógio biológico.
Dessa forma, quando a melatonina é secretada no corpo, o hormônio manda um sinal ao organismo para avisar que o momento de descansar está próximo. Sendo assim, a melatonina só é produzida no período da noite, quando não há luminosidade.
Quando a melatonina começa a ser produzida pelo organismo, nosso corpo inicia adaptações fisiológicas para descansar. Além disso, este hormônio auxilia na diminuição da pressão arterial, baixa a temperatura corporal e deixa os estoques de energia do corpo mobilizados.
Além da glândula pineal, responsável pela produção da melatonina, outros órgãos, como o estômago, intestino e esôfago também produzem a substância. Nestes casos, a melatonina se fabrica em pequenas quantidades e o uso é apenas local. Porém, de acordo com especialistas, ainda não se sabe exatamente quais as funções do hormônio nestes órgãos.
Para que serve a melatonina?
A melatonina desempenha inúmeras funções no organismo, como:
1 – Melhora a qualidade do sono
Quando liberado no organismo, o hormônio do sono prepara o corpo para descansar. Com isso, ocorrem várias adaptações fisiológicas, como a diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos.
Assim, as luzes artificiais, as telas de computadores e celulares, podem atrapalhar a produção deste hormônio, dificultando o preparo para dormir.
O recomendado por especialistas é aproveitar o máximo de luz solar durante o dia. Já no período da noite, deixar de lado os aparelhos eletrônicos para que o corpo possa relaxar.
Experimente também diminuir a iluminação de sua casa. Ou seja, crie um clima mais “noturno” para que seu corpo entenda que a hora de dormir está se aproximando.
2 – Ajuda a reduzir a acidez do estômago
A melatonina ajuda na redução da produção de óxido nítrico, substância que contribui para o relaxamento do esfíncter, e do ácido no estômago, reduzindo o refluxo gastroesofágico.
3 – Possui ação antioxidante
Além de auxiliar no bem dormir, a melatonina também atua como antioxidante. Ou seja, a substância fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças, principalmente os distúrbios do sono, bem como doenças relacionadas ao sistema nervoso central.
4 – Inibe o crescimento de tumores mamários
Ainda por conta do efeito antioxidante, a melatonina também auxilia na redução do crescimento de tumores mamários, além de inibir a proliferação das células cancerígenas. Foi o que mostrou um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Henry Ford (EUA) e da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).
5 – Protege o coração
De acordo com um estudo realizado por cientistas da USP e da Universidade Morumbi, a melatonina pode contribuir na proteção do coração contra doenças cardiovasculares, como hipertensão, arritmias e doença arterial coronariana.
Como a Auping pode te ajudar a dormir melhor?
A marca holandesa Auping possui um sistema de dormir que proporciona a você as condições ideais para um sono perfeito. Tudo começa pelos estrados individuais em malha metálica. Os estrados contribuem para o conforto, distribuindo a pressão do corpo de forma uniforme. Confira as opções de estrados em malha metálica da Auping.
O estrado de malha metálica é feito para que o peso do seu corpo seja distribuído de maneira uniforme. Isso faz com o que haja maior contato entre o seu corpo e o colchão.
Desta maneira, o seu corpo conta com um apoio perfeito para que toda a musculatura relaxe completamente. Além de você não acordar com movimentos ou roncos do parceiro ao lado devido a um sistema inteligente de dormir.
Os colchões Auping possuem zonas de conforto que dão o suporte ideal para a coluna e deixam os ombros e quadris encaixados de forma perfeita. Além disso, as camas Auping vêm com a função antirronco e despertador sonoro silencioso, que identifica a fase do sono que você se encontra.
Ao definir o horário que deseja acordar, o despertador inteligente Auping inclina de forma leve a cama, para que você desperte durante o sono mais leve e tenha um acordar mais suave.
Crie as condições perfeitas para uma boa noite de sono com Auping e descubra o que um sono de qualidade pode fazer na sua vida!
Onde encontrar Auping?
A Collectania importa com exclusividade para o Brasil as camas holandesas Auping desde 1996.
COLLECTANIA – A MARCA DO BEM DORMIR.
- Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo
- Entre em contato com nossos especialistas via WhatsApp. ou por telefone fixo 11 3088-6555
- Confira também nosso Instagram @collectania