Como dormir rápido? 10 dicas para ter um sono de qualidade

Dormir bem e com qualidade é importante para manter o organismo funcionando de forma correta. Apesar disso, muitas pessoas possuem dificuldade na hora de dormir, acordam cansadas e sem disposição. Mas afinal, como dormir rápido e ter qualidade de sono? Vamos te explicar!

 

Ter uma boa noite de sono é fundamental para descansar o corpo e a mente. Algumas pessoas conseguem dormir muito rápido. Enquanto outras, passam por longos processos e olhadas no celular até conseguir dormir. Assim, nem todas as pessoas conseguem realmente relaxar a mente para dormir bem, seja por falta de horas suficientes ou por preocupações do dia a dia. 

De acordo com Alan Luiz Eckeli, médico do Ambulatório do Sono/USP, em matéria publicada pelo G1, é importante apostar em técnicas de relaxamento que induzem o sono de forma mais rápida, como práticas de respiração, adequar a iluminação e temperatura ou, até mesmo, decorar o quarto para trazer mais conforto e bem-estar. 

Dessa forma, dormir rápido e atingir o sono profundo, conhecido como estágio 3 do sono não-REM, fica muito mais tranquilo e você, consequentemente, melhora a saúde do seu sono e bem-estar. 

Além disso, vale lembrar que, além das técnicas de relaxamento, também é importante seguir hábitos que facilitem o descanso, como praticar exercícios, ter rotina de horários, evitar álcool e alimentos pesados à noite, dentre outros. 

Confira as dicas que preparamos para você dormir rápido e com qualidade:

 

15 dicas para ter um sono de qualidade

como dormir rápido

O sono tem uma série de benefícios que refletem no funcionamento adequado do nosso organismo. A partir de uma boa noite de sono, o corpo deixa em equilíbrio o lado psíquico, metabólico e emocional, e restabelece a disposição que precisamos para enfrentar as atividades do dia a dia. 

Confira algumas dicas de como dormir rápido:

 

1 – Crie uma rotina para dormir e acordar 

Os seres humanos são seres de hábitos. Nosso corpo, se você parar para pensar, funciona com “hora programada” para praticamente tudo. Ou seja, sentimos fome mais ou menos nos mesmos horários, nosso intestino tem horário para funcionar melhor, e assim por diante. Sendo assim, criar rotinas faz bem para a saúde, assim como para o nosso corpo. 

Com o sono, a rotina também deve estar presente. Isso porque, quando definimos um horário para dormir e acordar, nosso cérebro é condicionado para saber que à noite é o momento certo para descasar e se desligar. 

“É como se a gente ensinasse a si próprio o horário e a maneira certa que vai acontecer o sono”, como explica a Dra. Simone Prezotti, Médica Pneumologista e Especialista em Medicina do Sono.

 

2 – Deixe o ambiente de dormir aconchegante 

como dormir rápido

O ambiente do quarto, assim como a cama e o colchão, é importante para induzir o sono. Para as pessoas que estão em home-office, que fazem do quarto o local de trabalho, é interessante transformar o ambiente antes de dormir guardando tudo que diz respeito ao trabalho. 

Além disso, apostar em aromas, mudar a intensidade das luzes, por exemplo, são dicas para mudar o ambiente e deixá-lo mais aconchegante. 

 

3 – Controle a respiração 

A respiração é a chave do organismo que manda para o sistema nervoso o sinal de tranquilidade. A especialista em mindfulness e instrutora de meditação Regina Giannetti, explica que quando respiramos fundo, os pulmões recebem mais oxigênio e nosso corpo entende que é o momento de se acalmar e relaxar os músculos. 

Com alguns exercícios simples e rápidos, é possível reduzir a insônia e ter noites de sono melhores. Assim, uma dica é praticar o método 4-7-8. Assim, respire pelo nariz por 4 segundos, segurar a respiração por 7 segundos e soltar o ar pela boca durante 8 segundos. 

 

4 – Relaxe os músculos 

Uma ótima maneira de relaxar os músculos é deixar as preocupações com o futuro, tirar a atenção do passado e focar no presente. Além de técnicas de relaxamento, como meditar e praticar yoga, invista em um colchão que proporcione o apoio perfeito para o corpo, que relaxa os músculos e induza o sono. 

De acordo com especialistas, as técnicas de relaxamento proporcionam inúmeros benefícios para a saúde, como redução do estresse e ansiedade, fatores que fazem com o que os músculos fiquem contraídos, mesmo que sem perceber. 

 

5 – Distraia a mente

como dormir rápido

Antes de dormir, é comum pensar no que tem para fazer no dia seguinte, naquela reunião do trabalho, nas atividades que não foram finalizadas. Porém, uma das causas da insônia e da agitação da mente é o excesso de preocupações e pensamentos. 

Dessa forma, uma dica é encontrar formas de relaxar a mente, conduzindo-a para outros lugares. Sendo assim, opte, alguns minutos antes de dormir, por fazer uma recapitulação do que ocorreu durante o dia, o que deixou de ser feito, o que precisa ser feito no dia seguinte e anotar tudo em uma folha.

Anotando, você tira as preocupações da mente, o que ajuda a distrair e acalmar, facilitando o relaxamento e o sono. 

 

6 – Ouça músicas relaxantes 

Antes de dormir, coloque para tocar aquela música que te acalma ou até mesmo um som relaxante, como barulho de chuva. Assim, você pode criar uma playlist de músicas para relaxar, meditar e acalmar. O indicado é não colocar fones de ouvido, já que podem incomodar ou até mesmo machucar os ouvidos enquanto você estiver deitado. 

 

7 – Concentre-se em algo 

Muitas vezes, ao deitar, nossos pensamentos ficam confusos, um turbilhão de coisas começam a passar pela mente, o que atrapalha o início do sono. Nesse sentido, focar em uma paisagem, uma meta ou até mesmo em algum objetivo, pode te ajudar a dormir rápido. 

Quando nos concentramos em algo, nossa mente se distrai e os pensamentos se acalmam. Uma dica é imaginar uma praia ou floresta, por exemplo, pensando em cada detalhe, seja no barulho das ondas ou no mover das folhas. 

Faça isso praticando alguma técnica de respiração. Você vai perceber que, enquanto imagina um cenário ou sons, seu corpo vai, aos poucos, relaxando. 

 

8 – Medite antes de dormir 

De acordo com especialistas, a meditação é um método bastante eficaz para manter o corpo relaxado ao longo do dia. Dessa forma, escolha um espaço calmo e confortável, como o próprio espaço do seu quarto. 

Se a meditação não for uma opção viável, opte por fazer uma lista antes de dormir de tudo que precisa fazer no dia seguinte. Anotando, você tira toda a ansiedade do que precisa ser feito e, ao acordar, consegue resolver as pendências com mais calma e com a mente descansada.

 

9 – Tente manter os olhos abertos 

Você já reparou que quando estamos tentando dormir, e o sono não vem, ficamos ansiosos? Pensar na quantidade de horas dormidas, olhar para a tela do celular. Tudo isso acaba dificultando os primeiros estágios do sono. Sendo assim, é importante mandar os olhos abertos, caso o sono demore a chegar. 

Se isto não funcionar, se levante e faça alguma atividade relaxante, como ler um livro ou praticar meditação. 

 

10 – Tome um banho quente 

Quando a noite chega, o corpo começa a produzir melatonina, hormônio do sono que ajuda a manter o bom funcionamento do ciclo circadiano. Com isso, nosso cérebro é condicionado para saber que é hora de desacelerar, ou seja, que o momento de dormir está próximo. 

Para tornar as noites mais relaxantes e aconchegantes e, consequentemente, ajudar você a dormir rápido, os especialistas recomendam praticar um ritual do sono. Ou seja, se desconectar das telas de celular, tablets e computadores, além de apostar em banhos quentes, chás e escalda pés, por exemplo.

 

As melhores noites de sono com Auping

As técnicas de relaxamento para dormir são importantes para ter noites de sono mais tranquilas e dormir rápido. Porém, além de relaxar a mente, também é necessário um sistema de dormir que ofereça as condições perfeitas para o sono profundo.

Na Auping, o sono de qualidade começa com os estrados ventilados, que proporcionam o suporte perfeito para suas costas. Além disso, os estrados deixam seu corpo relaxado para que possa atingir os primeiros estágios do sono. 

O estrado de malha metálica é feito para que o peso do seu corpo seja distribuído de maneira uniforme, fazendo com que haja maior contato entre o seu corpo e o colchão

Desta maneira, o seu corpo conta com um apoio perfeito para que toda a musculatura relaxe completamente, além de você não acordar com movimentos ou roncos do parceiro ao lado devido a um sistema inteligente de dormir.  

A Auping pode mudar a sua vida. Descubra o que o Sistema Auping de dormir tem a oferecer e tenha as melhores noites de sono. 

 

Onde encontrar Auping?

A Collectania importa com exclusividade para o Brasil a marca holandesa Auping desde 1996.

Confira onde encontrar Auping:

COLLECTANIA | AUPING

  • Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo
  • Entre em contato com nossos especialistas via WhatsApp ou por telefone fixo 11 3088-6555
  • Confira também nosso Instagram @collectania