Relaxamento para dormir: Dicas para cair no sono rápido

As técnicas e dicas de relaxamento para dormir que vão melhorar sua qualidade de vida instantaneamente.

Pegando no sono

Você passa muito tempo rolando na cama de um lado para o outro sem conseguir pegar no sono? Está desconfiado que tem a ver com stress no trabalho, ansiedade e hiper estimulação antes de dormir? Nesse caso não precisa marcar um retiro de ioga não, basta aprender algumas simples técnicas, o relaxamento é a melhor maneira de aliviar a tensão.

O stress torna você tenso e irritável durante o dia, e pode também fazer com que seja mais difícil adormecer e dormir uma noite inteira. Isso se deve ao estado de alerta em que você fica, aumentando sua pressão arterial, frequência cardíaca e ritmo de respiração.

A chave para combater o stress é o relaxamento para dormir. Algumas estratégias podem ajudá-lo a limpar sua mente, relaxar os músculos no seu corpo e catapultá-lo para o mundo dos sonhos.

Clique aqui para saber a importância de um ambiente relaxante para dormir. 

relaxamento para dormir

Dicas de relaxamento para dormir

Inspirar e Expirar

Inspirar e expirar calmamente pode atenuar a ansiedade. Coloque sua mão na barriga e sinta-a subir e descer cada vez que você inspira e expira. Faça 5 sequências de três respirações conscientes e sinta seu cérebro oxigenar e acalmar, para isso, sempre respire profundamente.

Imagine-se dormindo profundamente

O poder da visão é realmente um mistério, mas a verdade é que o simples fato de imaginarmos algo pode mudar nosso estado de espírito. Imagine-se dormindo profundamente. Sua respiração vai abrandar e você vai entrar no estado que você está imaginando, acabando por relaxar também.

relaxamento para dormir

Faça uma lista antes de dormir

Se você fica pensando nas tarefas do dia seguinte ao tentar adormecer, experimente essa técnica de relaxamento para dormir:

Tire esses pensamentos de sua cabeça e coloque-os no papel. Desse jeito você ficará mais tranquilo, pois sabe que não esquecerá de nada no dia seguinte.

Outra ótima solução é ter um diário noturno, onde você regista todas as suas ansiedade e frustrações. Veja esse material da Vix sobre os benefícios desse hábito. 

Exercite-se durante o dia para relaxar de noite

Exercício é um excelente aliviador de stress, com benefícios incríveis especialmente para quem sofre de insônias. Só se certifique de que sua rotina de exercício não seja perto da hora de se deitar.

Isso porque se você fizer esporte muito próximo da hora de dormir, ele pode ter um efeito hiper estimulante. Que é exatamente o contrário de relaxamento para dormir…

Outra técnica é ouvir música enquanto alonga depois do exercício para relaxar o corpo e cuidar também do seu equilíbrio físico e emocional.

Contraia seus dedos dos pés em técnica de relaxamento

É verdade que você está tentando relaxar, no entanto essa técnica pode ajudar muito para dormir melhor! Faça algumas sequências de contrair e relaxar seus dedos dos pés enquanto está deitado.

Se foque na sensação em seus pés. Isso vai permitir todo seu corpo relaxar e sua mente se libertar de pensamentos mais complexos.

Se mantenha presente no momento

É necessário que você se mantenha centrado, focado no presente em vez de pensar no futuro e em preocupações. Repare na sensação que o lençóis lhe dão, nos barulhos lá fora e nos cheiros do quarto.

Experimente técnicas de mindfulness para relaxar

Pouco antes de deitar, experimente uma estratégia de relaxamento para dormir e ter bem estar. Seja ela ioga, tai chi, respiração consciente ou meditação guiada.

Essas dicas vão potencializar uma boa noite de sono para você esvaziar a mente e sonhar.

relaxamento para dormir

Evite dispositivos eletrônicos

A luz dos dispositivos eletrônicos – inclusive televisão, tablet e telefone – pode perturbar seu ritmo biológico, que é um ciclo interno que faz com que você fique desperto quando tem luz natural e fique com sono quando anoitece.

A luz de ecrãs vai claramente confundir seu ciclo interno. Por isso tente evitar mexer no celular quando já está deitado e desligue a TV pelo menos uma hora antes de deitar. Experimente ler um livro ao invés disso!

Tome um chazinho antes de se deitar

Prepare um chá de ervas para relaxar e feche os olhos. Camomila e tília são ótimas opções para ajudar você a ficar com a mente e o corpo mais tranquilos antes da hora de dormir.

Além de também ajudarem no sistema digestivo, evitando que você se sinta com dores no estômago e asias ao deitar.

Tome um bom banho à noite

Encher a banheira e colocar um gel de banho de lavanda pode ter um efeito extremamente relaxante. Principalmente se você o fizer de noite antes de dormir e à luz das velas. É um relaxante diário para combater o estresse.

Você vai se sentir sonolento à medida que a água vai esfriando e seus músculos vão deixando de estar tensos aos poucos e você entra em um estado de relaxamento profundo.

 

Gostou das nossas dicas? Então curta, comente e compartilhe os nossos conteúdos. Visite a Collectania e descubra mais técnicas ótimas de relaxamento para dormir! Você também pode ligar para saber mais: (11) 3085-2229

Onde encontrar:

COLLECTANIA | AUPING – Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo

COLLECTANIA | RIO – CasaShopping Bloco E Sala 401. Barra da Tijuca – RJ

21 3253-8860 / 21 3253-9824

Postado na Categoria News