Distúrbios do sono que podem estar atrapalhando a sua vida

Você se sente cansado durante o dia ou demora para adormecer? Saiba que isso pode indicar que você tenha algum dos distúrbios do sono que são bastante comuns nos dias de hoje.

Ter um sono de qualidade é um dos pilares de uma saúde equilibrada. Isso porque ele é regenerador, tanto a nível físico quanto a nível mental. Depois de um dia de trabalho, precisamos relaxar por um período de tempo similar.

No entanto, muitas pessoas experienciam distúrbios do sono ao longo da vida que impedem que isso aconteça, muitas vezes não conseguem nem ficar tranquilas para iniciar o sono na hora certa. Se você não dorme bem, preste atenção nessas dicas:

distúrbios do sono

Você tem algum desses distúrbios do sono?

Insônia

A insônia é a inimiga número um de cada vez mais gente. O stress do trabalho, a correria do dia a dia ou até um colchão inadequado podem contribuir para que ela apareça ou piore e cause privação no sono.

De fato, tem dois tipos de insônias. A insônia primária, que é causada por fatores externos como preocupações da vida ou momentos difíceis, e a insônia secundária. Essa última é a que tem crescido mais nos últimos tempos e é causada pela pré-existência de outras doenças.

Além disso, tem quem tenha insônia inicial, o que significa que tem dificuldade em adormecer. Também tem quem acorde durante a noite, que é a insônia intermédia.

E por fim, a insônia terminal que acontece quando a pessoa acorda muito cedo e não dormiu horas suficientes para descansar verdadeiramente.

Se você reconhece esses sintomas há mais de quatro semanas, então o mais provável é você sofrer de insônia crônica. Se, por outro lado, ela não dura tudo isso, quer dizer que a insônia é aguda.

É extremamente importante tratar esse distúrbio do sono, pois ao longo prazo ele pode causar doenças cardiovasculares, distúrbios psiquiátricos, acidentes e até morte precoce.

Narcolepsia

Na lista dos distúrbios do sono, provavelmente o mais perigoso é a narcolepsia. Esse distúrbio é causado por um déficit de orexina no cérebro, o neurotransmissor que regula a vigília.

Nesse caso, a pessoa tem sonolência excessiva durante o dia podendo mesmo dormir no meio de alguma atividade. Porém, de noite não consegue descansar direito. Na verdade, tem o sono bastante agitado e nunca consegue descansar realmente.

A paralisia é outro sintoma desse distúrbio. Você pode acordar durante a noite mas ficar incapacitado de se mover. Por outro lado, essa paralisia também pode acontecer enquanto está despertado.

Nesses casos, você perde o tônus muscular de repente, como se desmaiasse porém mantendo a consciência.

Algumas pessoas com narcolepsia sofrem de alucinações. Imaginam coisas que não estão acontecendo seja ao adormecer ou ao despertar. Isso pode ser bastante assustador, como se não fosse possível distinguir o sonho da realidade.

Se você desconfia que sofre de algo parecido, entre em contato com o seu médico e conversem sobre possíveis tratamentos. Não deixe que essa situação se prolongue, pois ela pode ter consequências tão graves quanto as da insônia.

distúrbios do sono
Apneia do sono

Apneia do sono é uma condição que faz com que a pessoa deixe de respirar ou respire muito superficialmente por um período de tempo. Cada pausa dessas ocorre por poucos segundos ou minutos e várias vezes durante a noite.

Na maioria dos casos, ela é seguida de roncar severo. Essas pausas perturbam o sono e por isso a pessoa pode sentir cansaço ou sonolência diurna.  Algumas crianças podem experienciar hiperatividade ou problemas na escola devido a esse problema.

Para resolver esse distúrbio, você pode procurar fazer mudanças no seu estilo de vida. Elas incluem evitar álcool, perder peso, deixar de fumar e adotar outras posições na hora de dormir.

Aliás, dormir de barriga para cima é a pior posição para quem sofre de apneia do sono ou para quem ronca. Prefira dormir de lado, a melhor posição para evitar deixar de respirar durante o sono.

Bruxismo

Outro dos distúrbios do sono que prejudica sua saúde é o bruxismo. Neste caso não só sua saúde mental mas também a oral. Isso mesmo, bruxismo é o termo técnico para descrever o ranger dos dentes.

Frequentemente, uma pessoa só se dá conta desse hábito durante uma visita ao dentista. O esmalte desgastado denúncia o bruxismo e a maioria dos dentistas prescreve uma goteira para poupar os dentes.

No entanto, o melhor é procurar resolver o problema na raiz. Tente entender o porquê dessa tensão no maxilar ao dormir. Você pode estar, inconscientemente, preocupado com algo então sua mente desconta no seu corpo enquanto relaxa.

Síndrome das pernas inquietas

Sim, pode acreditar que esse é outro dos distúrbios do sono que existem por aí. Esta síndrome pode ocorrer durante o dia também, mas como você está ocupado com outra coisa isso acaba não incomodando.

Mas já imaginou se sentir constantemente inquieto enquanto tenta pegar no sono? A perna não parar de tremer e você não conseguir relaxar por um segundo? Na maioria dos casos, isso tem um fundo psicológico. Recomendamos conversar com alguém sobre o que o preocupa.

Ter uma boa noite de sono é essencial para a saúde, então vale a pena você identificar o que te atrapalha e procurar ajuda de especialistas também.

disturbio-sono

Sonambulismo

Você sabia que sonambulismo também é um distúrbio do sono? Todos nós já ouvimos histórias daquele tio que saiu de casa de pijama durante a noite ou de que passeamos pelo quarto murmurando algo sem sentido.

Esses episódios podem durar apenas alguns segundos ou longos minutos e é recomendado não contrariar o sonâmbulo, para não desencadear reações violentas. Eles são reflexos de uma má qualidade do sono.

Esse distúrbio normalmente surge entre os 5 e os 6 anos e desaparece na adolescência. Porém ele também pode ser causado pelo consumo de drogas ou bebidas alcoólicas, ou por alterações hormonais que acontecem na adolescência e gravidez.

Em alguns casos, a ansiedade também pode despoletar esse comportamento durante o sono.
O sonambulismo não é grave por si só, mas é importante ter presente que o sonâmbulo está inconsciente e não consegue antecipar acidentes.

Por isso, se você sofre desse distúrbio ou alguém em sua casa sofre dele, tente manter a passagem desobstruída e o acesso a escadas restrito. Confira essa matéria da Uol sobre sonambulismo para entender mais sobre esse distúrbio.

distúrbios do sono

Você reconhece algum desses sintomas? Se identifica com esses distúrbios do sono? Então visite a Collectania para saber como dar o primeiro passo para superar esses desafios na hora de dormir, com a ajuda de um bom colchão e travesseiro. Você também pode ligar para saber mais: (11) 3085-2229

Onde encontrar:

COLLECTANIA | AUPING – Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo

COLLECTANIA | RIO – CasaShopping Bloco E Sala 401. Barra da Tijuca – RJ

21 3253-8860 / 21 3253-9824
Atendimento com hora marcada

Postado na Categoria News