Novembro Azul 2021- Como dormir bem ajuda a prevenir doenças?

Novembro Azul é conhecido como o mês da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Este tipo de câncer é muito comum e atinge, normalmente, homens acima de 65 anos. Existem diversas terapias e remédios que inibem a proliferação das células cancerígenas, mas sabia que dormir bem também pode ser um aliado na luta contra a doença?

 

novembro azul

Você já parou para pensar na importância de dormir bem? Além de ter mais disposição ao longo do dia e elevar os níveis de produtividade, uma boa noite de sono pode, também, auxiliar na prevenção de doenças, como crises de enxaqueca, alguns tipos de câncer e, até mesmo, ajudar a emagrecer. 

Por conta de todos os benefícios do sono, cientistas ao redor do mundo têm dedicado tempo aos estudos dos efeitos da melatonina – hormônio do sono produzido de forma natural pelo organismo. Em síntese, a principal função deste hormônio é regular o ritmo circadiano e promover o bom funcionamento do organismo. 

Dessa forma, a glândula pineal, localizada no cérebro, produz a melatonina. Por ser o hormônio que induz o sono, se desenvolve no período da noite, ou seja, quando não há estímulos luminosos. 

No caso da prevenção de doenças, a produção da melatonina e, consequentemente, boas noites de sono, pode ser uma aliada na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de proposta. 

Conhecido como o mês da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, o Novembro Azul se faz importante para conscientização da doença. Este tipo de câncer é um dos mais comuns do mundo e atinge, normalmente, homens acima de 65 anos. Dormir bem, nestes casos, pode auxiliar no tratamento e prevenção do câncer. 

 

O sono como aliado à prevenção de doenças

novembro azul 2021

A melatonina, além de regular as atividades entre repouso e vigília, também auxilia na prevenção e tratamento de alguns tipos de câncer. 

Ou seja, o hormônio do sono, de acordo com especialistas, possui papel oncológico no tratamento de casos de câncer de próstata, mama, gastrite e ovário, por exemplo. 

Apesar dos recentes estudos sobre os efeitos da melatonina no organismo, os cientistas acreditam que o hormônio do sono atua, principalmente, de forma oxidante no corpo, inibindo a formação de vasos sanguíneos. É o que mostra o estudo realizado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA

No Brasil, um time de cientistas, em parceria com pesquisadores do Hospital Henry Ford (Michigan – Estados Unidos), desenvolveu um estudo sobre os efeitos da melatonina no crescimento de tumores. 

Basicamente, os cientistas comprovaram que, ao injetar células tumorais em ratos e tratá-los com melatonina, os resultados foram mais satisfatórios se comparados aos ratos que não receberam doses do hormônio do sono.

 

Os efeitos da melatonina  

Debora Aparecida Zuccari, coordenadora de um grupo de pesquisa da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), e integrante do grupo de pesquisadores dos EUA, explica que, nestes casos, a melatonina age como uma faxineira do organismo. 

Isso significa que, enquanto dormimos, o hormônio do sono limpa toda a “sujeira” deixada pelas células. Com isso, consegue impedir a proliferação de células cancerígenas. 

Nesse sentido, quando a produção de melatonina se encontra reduzida, o hormônio do sono não desenvolve todas as funções, como a de limpeza celular. Ou seja, a proliferação das células cancerígenas se torna mais fácil. 

Débora Zuccari, em estudos mais recentes, comprovou que homens com câncer de próstata, mulheres com câncer de mama e pacientes com câncer de fígado têm níveis de melatonina em menor quantidade no organismo. 

De acordo com a pesquisa, existe uma correlação entre o câncer e o hormônio do sono. Porém, ainda não se pode afirmar que a melatonina realmente ajuda no tratamento contra o câncer. 

 

Sono e imunidade 

novembro azul

Uma boa noite de sono se faz fundamental para manter o sistema imunológico equilibrado. Pessoas em tratamento oncológico, por exemplo, possuem o sistema imunológico enfraquecido. Seja por conta da própria doença ou das terapias utilizadas no tratamento. 

Dessa forma, é comum que em pacientes com câncer o sono se torne desregulado e os pacientes durmam menos que o necessário ou mais que o recomendado. Sendo assim, existem algumas dicas, especialmente neste Novembro Azul, que podem ajudar pacientes com câncer a dormir melhor, por exemplo:

  • Criar uma rotina com horários para dormir e acordar, que seja de acordo com as terapias e o tratamento do câncer;
  • Praticar atividade física com regularidade;
  • Evitar o consumo de bebidas estimulantes, como cafeína, até seis horas antes do horário de dormir;
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir, por exemplo: celular, computador e tablet;
  • Praticar algumas técnicas de relaxamento para dormir, bem como relaxar a mente;
  • Apostar na aromaterapia. 

 

Como o sistema Auping pode ajudar você a dormir melhor?

camas auping

O Novembro Azul é o mês dedicado à prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Além das terapias destinadas exclusivamente ao tratamento de pacientes oncológicos, existem medidas que podem ser feitas em casa para amenizar e, até mesmo, retardar os efeitos do câncer no organismo. Um exemplo é: ter boas noites de sono. 

Uma boa noite de sono, além de proporcionar dias mais dispostos, também auxilia na manutenção do sistema imunológico, essencial para pacientes com câncer.  Quando o sistema imunológico está fortalecido, desenvolver as funções vitais para manutenção da vida se torna muito mais fácil. 

Na Auping, o segredo para dormir bem não está apenas na escola de um colhão. Ou seja, dormir bem depende de um sistema que oferece as condições perfeitas para o sono e tudo começa pelos estrados ventilados em malha metálica

Além de proporcionar ventilação e conforto, os estrados auxiliam na movimentação suave e distribuição da pressão do corpo de maneira uniforme, para máximo relaxamento.

Já os colchões Auping possuem zonas de conforto que dão o suporte perfeito para a coluna e encaixam ombros e quadris, por exemplo. Tudo isso de maneira individual e personalizada. 

Além disso, as camas Auping vêm com a função antirronco e despertador sonoro silencioso, que identifica a fase do sono que você se encontra. Ao definir o horário que deseja acordar, o despertador inteligente Auping inclina de forma leve a cama, para que você desperte durante o sono mais leve e tenha um acordar mais suave. 

Veja como a Auping pode te ajudar a ter as melhores noites de sono.

 

Onde encontrar Auping?

A Collectania importa com exclusividade para o Brasil a marca holandesa Auping desde 1996.

Confira onde encontrar Auping:

COLLECTANIA | AUPING

  • Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo
  • Entre em contato com nossos especialistas via WhatsApp ou por telefone fixo 11 3088-6555
  • Confira também nosso Instagram @collectania
novembro azul