Arquitetura Sustentável: Como criar ambientes ecológicos

Você tem um projeto de arquitetura sustentável e procura as peças certas para criar o seu ambiente dos sonhos?

A sustentabilidade é um tema cada vez mais presente e urgente nos dias de hoje. Lemos notícias, conversamos com nossos amigos sobre isso e, muitas vezes, nos sentimos culpados com nossas próprias escolhas. Tentamos procurar soluções alternativas para ter um impacto menor no ambiente, mas por vezes nem sabemos por onde começar.

Então que tal começar pela sua própria casa? Você sabia que arquitetura sustentável também é possível? Se você estiver mudando de casa ou decorando um espaço pela primeira vez, pense em peças que vão ao encontro dessa filosofia.

Seja uma cama feita com materiais recicláveis ou aquela cômoda que era da sua avó e que está em perfeito estado para ser reaproveitada. Veja aqui as nossas dicas para montar um ambiente smart e ecológico!

arquitetura sustentavel

Arquitetura Sustentável: como criar um quarto ecológico?

Escolha a iluminação certa

O ideal é aproveitar bem a iluminação natural do espaço. Aposte em janelas grandes que deixem entrar bastante luz durante o dia. De noite, a história é outra. Prefira luzes LED, que são até 80% mais econômicas do que as normais e tem melhor impacto para o meio ambiente.

Pequenas dicas

Além disso, opte pelo uso de materiais ecológicos, aproveite a ventilação natural da casa, reaproveite a água da chuva para limpar o quintal, por exemplo, diminua o consumo de energia elétrica e tenha em mente uma construção sustentável para cada projeto.

São pequenas práticas sustentáveis que a forma como seu espaço se relaciona com o meio ambiente, e para isso é necessário a escolha de materiais com qualidade ambiental.

Colchões que duram para sempre

Você com certeza já se deparou com um colchão abandonado na beira da estrada. Talvez até já tenha descartado um também para ser recolhido pelo caminhão do lixo, porque ele já não era tão confortável. Ou talvez fosse pequeno demais para você.

Enfim, a verdade é que era a altura certa para um novo colchão. Mas você sabia que só na Holanda são descartados 1,5 milhões de colchões por ano? Muitos colchões são queimados ou acabam nas lixeiras. A Auping fez questão de tomar uma iniciativa para acabar com isso.

Menos colchões na montanha do desperdício, esse é o objetivo final da marca. Por isso eles fizeram um colchão sustentável com DSM-Niaga. Esse é um modelo produzido com excelentes materiais que podem ser reutilizados. Sem espuma barata e processada, como a maioria dos colchões é feita, mas com alternativas inovadoras como têxteis recicláveis e ventiláveis.

O que esse colchão tem de especial é que a Auping pode facilmente desfazê-lo em partes de novo. Normalmente isso não é possível porque é tudo colado. Porém, a marca usa fios e uma cola especial que tornam isso possível, assim, promove uma verdadeira revolução na indústria.

arquitetura sustentavel

Uma cama inteiramente reciclável

O modelo de cama Essential é a primeira cama inteiramente reciclável. Feita com materiais sustentáveis e recursos naturais na fábrica da Auping em Deventer, foi a primeira cama que recebeu o certificado Cradle to Cradle (C2C).

Isso significa que a marca respeita os requerimentos exigentes em termos de segurança de materiais e possível reciclagem e se preocupa com o impacto ambiental dos seus produtos. Desse jeito você pode dormir descansado e ter paz de espírito com sua decoração e arquitetura sustentável.

Não esqueça dos têxteis

A Auping tem uma coleção de 13 tipos diferentes de tecidos em diferentes cores, utilizados para forrar as cabeceiras, boxes, colchões, pufes e almofadas. É importante para a Auping que esses tecidos estejam alinhados com a visão de sustentabilidade da marca, por isso ela desenvolveu dois novos estilos para a coleção em 2015.

Tecido Molly

Um desses estilos que vai ao encontro da arquitetura sustentável é o tecido Molly. Esse material é totalmente feito a partir de lã de ovelha da Noruega e Nova Zelândia. Nenhum químico foi utilizado na produção dele, sendo que as 6 diferentes cores são possíveis a partir da mistura de diferentes tons de lã natural.

Tecido Points

O tecido Points é outro estilo de coleção que foi criado a partir de um método especial, o fio reciclado. Restos de roupas e tecidos foram recolhidos e separados de acordo com a sua cor e depois foram depois desfeitos e recosturados para se tornarem novos materiais, sem a necessidade de tingimento.

arquitetura sustentavel

A premissa da Auping

Uma vida saudável e enérgica começa com uma boa noite de sono. A Auping acredita piamente que a qualidade do sono pode ser melhorada e é por isso que, dia após dia, a marca busca novas soluções para seu maior conforto.

A Auping acredita que uma relação sustentável com o ambiente e tudo aquilo que nos rodeia faz parte disso. Sustentável, com um propósito e consciente; a Auping está preparada para aceitar sua responsabilidade.

A empresa investe fundamentalmente na sustentabilidade e tem a ambição de organizar cada processo operacional, produto e serviço de acordo com a filosofia Cradle to Cradle (C2C) até 2020.

Está atualmente colocando em prática processos operacionais baseados na reutilização de materiais e sem desperdiçar energia, e todos os produtos Auping serão manufaturados através de processos sustentáveis num futuro próximo.

Gostou desse post? Então comece a se planejar. Conheça dicas de construções sustentáveis clicando nessa matéria do site Vida Decora e tenha muitas ideias.

 

Se você tem um projeto de arquitetura sustentável e procura peças que respeitem essa filosofia, então visite a Collectania e conheça as camas da Auping. Você também pode ligar para saber mais: (11) 3085-2229

Onde encontrar:

COLLECTANIA | AUPING – Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo

COLLECTANIA | RIO – CasaShopping Bloco E Sala 401. Barra da Tijuca – RJ

21 3253-8860 / 21 3253-9824
Atendimento com hora marcada

Postado na Categoria News