Apneia do sono – Como as camas Auping podem ajudar na recuperação

Você desconfia que sofre de apneia do sono? Acorda cansado e sente que tem falta de atenção durante o dia? Conheça aqui todos os sintomas dessa condição e como a Auping é a melhor solução para ajudar você.

 

O que é a apneia do sono?

Apneia do sono é uma condição que faz com que a pessoa deixe de respirar ou respire muito superficialmente por um período de tempo. Cada pausa dessas ocorre por poucos segundos ou minutos e várias vezes durante a noite. Na maioria dos casos, ela é seguida de roncar severo.

Essas pausas perturbam o sono e por isso a pessoa pode sentir cansaço ou sonolência diurna. Algumas crianças podem experienciar hiperatividade ou problemas na escola.

apneia do sono

Tipos de Apneia do Sono

Existem três tipo diferentes de apneia do sono: obstrutiva, central e mista. Na obstrutiva, a respiração é interrompida por uma obstrução das vias aéreas, enquanto que na central deve-se a falta de esforço respiratório.

O diagnóstico é feito através de um estudo do sono, também conhecido por polissonografia, onde se devem registrar mais de cinco episódios por hora.

A apneia do sono afeta 1 a 6% dos adultos e 2% das crianças. Afeta em dobro os homens do que as mulheres e acontece mais frequentemente a partir dos 55 anos.

Sintomas

Pessoas afetadas pela apneia do sono têm problemas com excesso de cansaço durante o dia, falta de atenção e problemas de visão. Pode estar na origem de acidentes de carro e de trabalho. E se não for tratada, pode levar a problemas de saúde mais sérios, como diabetes.

Se o corpo não receber oxigénio suficiente, também pode causar morte.
Como já vimos, esta condição afeta o estado cognitivo de uma pessoa durante o dia, e portanto o seu comportamento. A pessoa pode ficar de mau humor, ter falta de atenção e de energia. No longo prazo, esses sintomas podem levar a depressão.
Existem estudos que mostram que o risco de diabetes entre pessoas que tenham apneia do sono é maior. Além de afetar também o fígado.

apneia do sono

Fatores de risco

Essa condição pode afetar qualquer pessoa, independente do sexo, raça ou idade. No entanto, existem alguns fatores de risco para a apneia do sono obstrutiva:
– Ser do sexo masculino
– Obesidade
– Ter mais de 40 anos
– Circunferência do pescoço larga
– Língua grande
– Maxilar pequeno
– Refluxo
– Alergias
– Sinusite
– Histórico familiar de apneia do sono
– Desvio do septo

Álcool, sedativos e tranquilizantes também podem promover a apneia do sono por relaxar os músculos da garganta. Quem fuma também tem três vezes mais probabilidade de desenvolver apneia do sono.

Já a apneia do sono do tipo central, tem outros fatores de risco como:
– Ser do sexo masculino
– Ter mais de 65 anos
– Problemas do coração
– Haver sofrido um AVC

Alta pressão arterial é bastante comum em pessoas que sofrem com isso.

apneia do sonoTratamento

O tratamento da apneia do sono pode incluir mudanças no estilo de vida, utilização de dispositivos que ajudam a respirar sem obstrução ou até cirurgia.
Mudanças no estilo de vida incluem evitar álcool, perder peso, deixar de fumar e adotar outras posições na hora de dormir.
Dormir de barriga para cima é a pior posição para quem sofre com isso ou para quem ronca. Já que as forças gravitacionais empurram seu maxilar e língua para a parte de trás de sua garganta, podendo obstruir a passagem do ar.
Por isso, dormir de lado é a melhor posição para evitar deixar de respirar durante o sono. A Auping desenvolveu travesseiros especiais para quem prefere essa posição. Dê uma olhada em nossas opções.
Outra solução é subir as costas da cama para evitar que a língua desça para sua garganta. Pensando nisso, a Auping oferece quatro tipos diferentes de estrados onde você pode apoiar seu colchão.

Você pode escolher levantar as costas e os pés manualmente ou automaticamente, dependendo do que for melhor para seu conforto. Dê uma olhada em nossos modelos de estrados inteligentes.

 

Visite a Collectania e conheça as soluções da Auping para quem sofre dessa condição. Você também pode ligar para saber mais: (11) 3085-2229

Onde encontrar:

COLLECTANIA | AUPING – Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo

COLLECTANIA | RIO – CasaShopping Bloco E Sala 401. Barra da Tijuca – RJ

21 3253-8860 / 21 3253-9824