Uma boa noite de sono é o primeiro passo para uma vida saudável e cheia de energia. A Auping acredita que a relação sustentável com o meio ambiente e o bem-estar é a chave para um mundo melhor. Por isso, desenvolveu o primeiro colchão sustentável do mundo, o Auping Evolve.
Um dos objetivos da Auping até 2030 é tornar as operações lineares em operações totalmente circulares. Para isso, a marca tem como principal pilar de sustentabilidade a circularidade. Isso significa que, nas operações circulares, não há espaço para desperdício e todos os materiais passam por um novo processo de fabricação, onde novos produtos são confeccionados.
Em 2010, a Auping adotou a filosofia Cradle to Cradle, sistema circular que significa “do berço ao berço”. Isso quer dizer que todos os produtos são reutilizados para um novo ciclo após o uso, evitando assim o descarte inadequado, principalmente de colchões.
Em 2013, por exemplo, a Auping foi a primeira fabricante de camas a receber o certificado de prata do Cradle to Cradle 13, para a Auping Essential. O certificado se destina apenas a empresas e produtos que possuem mais de 50% de materiais reciclados ou reutilizáveis.
Para a Auping, um mundo descansado é um mundo mais bonito e, para isso, a marca trabalha há mais de 130 anos para desenvolver soluções pessoais para o sono e bem-estar das pessoas, do meio ambiente e do futuro.
Índice desta matéria
Auping Evolve: o primeiro colchão sustentável do mundo
Sustentabilidade, inovação e design único são parte dos processos da Auping. A marca, líder na economia circular, pretende ser totalmente circular até 2030. Isso porque a preocupação com o descarte incorreto de colchões, e outros produtos, é grande. Para se ter uma ideia, apenas na Europa são descartados aproximadamente 35 milhões de colchões.
Como resultado de todo o lixo descartado, temos problemas ambientais cada vez mais sérios. Para mudar essa realidade, a Auping quer fazer tudo de forma diferente. A solução encontrada foi eliminar o desperdício e a perda de matérias-primas valiosas. Assim, em parceria com a DSM-Niaga, a Auping desenvolveu o primeiro colchão circular do mundo: o Auping Evolve.
Todos os materiais do Evolve se reciclam de forma repetida, onde se reutiliza a matéria-prima na fabricação de um novo colchão. Além de perfeito para o meio ambiente, o Auping Evolve também é a solução para noites de completo descanso. Isso porque os materiais do colchão fornecem para as zonas do quadril e ombro o suporte ergonômico perfeito.
O Evolve é composto por dois materiais: aço e poliéster, que podem ser reutilizados de forma contínua na fabricação de novos colchões. Os componentes presentes no colchão Evolve se separam com maior facilidade, quando há a necessidade de descarte. Isso difere o colchão Evolve dos demais colchões do mercado, já que não possuem em sua composição as colas que impossibilitam a reciclagem dos demais colchões.
Dentro da família Evolve você pode escolher o colchão de acordo com seu biotipo: ombros largos e quadril largo, ombros largos e quadril estreito ou ombros e quadril estreitos, e ainda com diferentes sensações de firmeza dentro de cada categoria.
Evolve, um colchão sem fim
A ideia do Auping Evolve é ser mais que um colchão sustentável. Ou seja, é um colchão sem fim. O colchão é produzido sem espuma e sem o uso de cola ou outras misturas inadequadas para a ciclagem. Sendo assim, o Evolve é produzido apenas com poliéster reciclado e aço.
As peças do colchão se mantêm juntas por um processo de colagem especial. Assim, ao aquecer as peças, o processo de desmontagem e reciclagem dos materiais se torna fácil e sem perder a qualidade. Sendo assim, um colchão velho se transforma em um novo produto, de forma contínua. Isso é o que a Auping chama de circularidade.
Para conferir todo o processo de fabricação, os colchões vêm com uma etiqueta Niaga®. Dessa forma, você pode escanear a etiqueta com seu smartphone e conferir todas as informações e a procedência dos materiais utilizados na fabricação do Evolve. Com a Auping, você garante, além de um colchão bom para o meio ambiente, a certeza de um produto totalmente ventilado e circular.
Tipos de colchões circulares Evolve
Os colchões Auping se desenvolvem de forma única, com especial atenção aos detalhes e aos tipos de corpo e preferências. O Auping Evolve, por exemplo, foi projetado com diferentes níveis de suporte, para se ajustar de forma perfeita ao seu tipo de corpo.
Sendo assim, existem três tipos diferentes do colchão sustentável Auping Evolve: o I, Y e X.
– Auping Evolve I: desenvolvido para pessoas que possuem a mesma largura para os ombros, cintura e quadris. Este modelo possui as zonas de conforto distribuídas de forma igual. Isso significa que as zonas do quadril, cintura e ombros têm aproximadamente a mesma firmeza, de modo que seu corpo fica em uma posição de descanso agradável, natural e confortável.
– Evolve Y: este modelo é para as pessoas que possuem ombros mais largos, em relação à cintura e quadril. Com este colchão, a zona dos ombros fica ligeiramente mais profunda do colchão do que as ancas. Isso permite que seus ombros afundem confortavelmente no colchão, de modo que você não sinta pressão durante o sono e possa facilmente mudar de posição enquanto sonha.
– Evolve X: desenvolvido para os biotipos que possuem os ombros e quadris mais largos que a cintura. As zonas dos ombros e das ancas neste tipo de colchão são um pouco mais suaves. Isso permite que seus ombros e quadris afundem confortavelmente no colchão à noite. A zona da cintura, situada entre as zonas do quadril e dos ombros, é ligeiramente mais firme, de modo que sua cintura fica bem apoiada.
O que é circularidade para Auping?
Quando se trata de colchão sustentável, muitas definições são usadas. Por exemplo: reciclagem, upcycling, downcycling e circularidade. Nesse sentido, se formos parar para pensar em cada um destes conceitos, podemos ficar noites acordados falando sobre o assunto! Para facilitar, trouxemos aqui uma explicação básica sobre cada termo.
Bem, a reciclagem é o leque que inclui as várias formas de reutilização. Sendo assim, quando falamos em upcycling, estamos nos referindo à reciclagem de um material de qualidade feito de um material de baixa qualidade. Um exemplo são os resíduos de plástico utilizados na fabricação de tênis ou colchões, por exemplo.
Por outro lado, downcycling se define como a forma de reciclagem onde se utiliza um material, uma ou duas vezes, na produção de algum produto. Como exemplo temos a espuma de alguns colchões, aproveitadas para fazer tapete de judô ou isolamento acústico.
Já a circularidade é a forma mais elevada de reciclagem. Ou seja, isso significa que todos os materiais utilizados na fabricação de um produto podem ser reciclados de forma infinita, sempre mantendo o nível de qualidade. Dessa forma, a circularidade mantém os ciclos de produção fechados, onde nenhum valor é perdido e não há desperdício.
Onde encontrar Auping?
A Collectania importa com exclusividade para o Brasil a marca holandesa Auping desde 1996.
Confira onde encontrar Auping:
COLLECTANIA | AUPING
- Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo
- Entre em contato com nossos especialistas via WhatsApp ou por telefone fixo 11 3088-6555
- Confira também nosso Instagram @collectania