Dicas para dormir bem e melhorar sua qualidade de vida

projetos de arquitetura

O sono é um dos bens mais preciosos que temos e dormir bem pode ser um luxo para algumas pessoas. Descubra aqui como fazer disso um hábito e melhorar a sua qualidade de vida já.

Tem cada vez mais pessoas sofrendo de insônia ou tendo um sono agitado. É uma epidemia que se deve principalmente ao estilo de vida da nossa sociedade.

Com horários de trabalho longos e demandas muitas vezes irrealistas que acabam nos deixando estressados, ansiosos sem dormir bem.

A falta de sono pode ter consequências graves para sua saúde, tanto a curto como a longo prazo. Desde cansaço crônico a problemas cardíacos e até obesidade, as pessoas que dormem menos acabam sofrendo mais do que pensam.

 

dormir bem

Dicas para dormir bem já esta noite

1.Invista em um bom colchão

Na Auping, a alta tecnologia dos estrados em malha metálica aliada aos colchões especialmente desenvolvidos permitem a ventilação total dos colchões e o apoio pleno do corpo, permitindo o relaxamento total da musculatura durante o sono.

Existem hoje 5 modelos diferentes de colchões Auping, que variam no tipo de ventilação, firmeza e suporte. Descubra aqui mais informações sobre os melhores colchões Auping. 

Dependendo se você tem um sono agitado e se mexe bastante, dorme acompanhado, ou tem alergias, a Auping desenvolveu tecnologias avançadas para lidar com cada um desses temas.

2.Durma pelo menos 7 horas por dia

O período de sono recomendado para adultos é de sete horas por dia no mínimo, então se programe para ao menos ter esse tempo para você.

É muito importante permitir o tempo necessário para seu corpo e mente relaxarem. Isso porque o sono é regenerativo. É graças a ele que a tensão, que se acumula em seus músculos durante todo o dia, se dissipa.

Até nossas memórias dependem de uma boa noite de sono. Nossa mente assimila tudo aquilo que aconteceu nesse dia durante o período em que estamos dormindo.

3.Respeite seu ciclo biológico para dormir bem

O ritmo biológico é um ciclo interno que faz com que você fique desperto quando tem luz natural e fique com sono quando anoitece. Por isso é recomendável que você se exponha bastante à luz natural durante o dia e apague as luzes artificiais depois de uma certa hora.

Desse jeito seu corpo começa entrando no próprio ritmo circadiano, ativando a vontade dormir naturalmente. Evite mexer no celular ou no computador depois do jantar, pois a luz dos dispositivos eletrônicos – inclusive televisão, tablet e telefone – pode perturbar seu ritmo.

Dicas para dormir bem e melhorar sua qualidade de vida

4.Evite o álcool e substâncias estimulantes

O consumo de álcool afeta a produção da melatonina, que é a hormona chave para manter um ciclo biológico saudável.

Estudos apontam que o consumo de álcool de noite diminui a produção do hormônio do crescimento, importantíssima para todo o mundo.

E se você sofre de apneia do sono ou ronca, saiba que bebidas alcoólicas pioram os sintomas.

Substâncias estimulantes, como a cafeína, a partir de uma certa hora também prejudicam o sono tranquilo e o tempo que você leva para dormir. Prefira um chá de ervas depois do jantar, como a camomila ou a tília.

5.Utilize técnicas de relaxamento para dormir bem

Aprenda algumas estratégias para melhorar sua qualidade do sono. Uma ou outra pode ajudar a limpar a mente, relaxar os músculos e catapultá-lo para o mundo dos sonhos.

Inspirar e expirar calmamente pode atenuar a ansiedade. Coloque sua mão na barriga e sinta-a subir e descer cada vez que você inspira e expira.

Faça 5 sequências de três respirações conscientes e sinta seu cérebro oxigenar e acalmar.

O poder da visão é realmente um mistério, mas a verdade é que o simples facto de imaginarmos algo pode mudar nosso estado de espírito.

Imagine-se dormindo profundamente. Sua respiração vai abrandar e você vai entrar no estado que você está imaginando, acabando por relaxar também.

Faça algumas sequências de contrair e relaxar seus dedos dos pés enquanto está deitado. O ideal é se focar na sensação em seus pés. Isso vai permitir todo seu corpo relaxar e sua mente se libertar de pensamentos mais complexos.

Confira a matéria que a Tua Saúde fez sobre exercícios para dormir. 

6.Durma melhor ao praticar exercício durante o dia

Atividade física é um excelente aliviador de stress, com benefícios incríveis especialmente para quem sofre de insônias. Além disso, se certifique de que sua rotina de exercício aconteça antes de se deitar.

Isso porque se você fizer exercícios físicos muito próximo da hora de dormir, ele pode ter um efeito hiper estimulante. Que é exatamente o contrário de quem quer dormir bem!

Quer saber mais sobre como dormir bem e melhorar a qualidade de vida? Então visite a Collectania para ver de perto colchões, camas e travesseiros Auping. Você também pode ligar para saber mais: (11) 3085-2229

Onde encontrar:

COLLECTANIA | AUPING – Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo

COLLECTANIA | RIO – CasaShopping Bloco E Sala 401. Barra da Tijuca – RJ

21 3253-8860 / 21 3253-9824
Atendimento com hora marcada