Como decorar um quarto de forma aconchegante e sofisticada

Esta querendo saber como decorar um quarto? Selecionamos as nossas melhores dicas para te ajudar a montar um quarto aconchegante e sofisticado. 

 

O quarto deve ser o cômodo mais intimista da casa, onde você pode se refugiar para passar momentos relaxantes e revigorantes antes de outro dia de trabalho.

Pensando nisso, separamos para você algumas dicas de como decorar um quarto de forma aconchegante e sofisticada.

 

Como decorar um quarto pequeno

 

1. Escolher o tom certo

Se você procura soluções perfeitas para decorar um quarto pequeno, comece por uma paleta de cores claras. Pense em balancear tons claros com escuros, talvez pintando uma parede em um tom de cinza gelo e escolhendo peças de decoração mais coloridas para contrastar.

Você também pode optar por um tom mais quente e pintar apenas metade da parede, para um look mais charmoso.

Cama e Capa de Edredom Auping. Disponível no Brasil exclusivamente na Collectania.

 

Outra opção é utilizar papel de parede, que sempre dá muita personalidade ao cômodo. Desde papéis texturizados e estampas clássicas ou irreverentes, apenas lembre-se de que se for escolher um papel com um tema muito forte convém optar por móveis mais clean para o ambiente não se tornar cansativo.

Para saber como decorar um quarto em termos de cor, regra geral no design de interiores sempre procuramos o equilíbrio perfeito entre tons quentes e tons frios ou tons claros e escuros.

 

2. Ampliar o espaço através de luz e espelhos

 

Outra dica super importante é colocar espelhos para criar uma sensação de amplitude. Se for possível, prefira posicionar espelhos de frente para a janela de forma a aproveitar a luz ao máximo, difundindo-a ainda mais pelos cantos do quarto.

Existem vários tipos de espelhos, desde redondos a retangulares, com molduras de design simples ou antigo. O legal é escolher um que contraste com o estilo da decoração do seu quarto. Então, por exemplo, se seu quarto é ultra feminino, com uma cama de ferro estilo princesa, porquê não combinar com um espelho minimalista que não brigue com o resto das peças no seu quarto?

Para quem tem armários do chão ao teto, outra solução é revestir suas portas com espelhos para dar essa sensação de espaço maior e mais iluminado.

Falando em armários, se seu quarto já tem pouco espaço entre os móveis e as paredes, uma ótima opção é colocar porta de correr no guarda-roupa para otimizar o espaço dos lados da cama, por exemplo.

 

Como decorar um quarto de forma aconchegante e sofisticada

Cama Auronde Auping. Disponível no Brasil exclusivamente na Collectania.

 

3. Use prateleiras

 

Se seu quarto tem pouco espaço, evite colocar móveis que limitem a circulação. Em vez disso, opte por prateleiras e nichos suspensos nas paredes. Você pode colocar objetos decorativos ou até criar uma autêntica biblioteca em uma das paredes do cômodo.

Prateleiras também são ótimas para colocar abajures ao invés de ter uma peça de pé desperdiçando espaço. Lembre-se que a luz em espaços pequenos tem um papel fundamental para dar a sensação de amplitude.

 

4. Aproveite o espaço com baús e gavetas

 

Você pode colocar baús elegantes ou gavetões com rodinhas para facilitar a arrumação ou caixas coloridas combinando com os tons do quarto. Qualquer cantinho de seu quarto pode ser transformado em arrumação!

 

Como decorar um quarto de forma aconchegante e sofisticada

Cama Original Auping. Como decorar um quarto de forma aconchegante e sofisticada

 

Como decorar o quarto de casal e deixá-lo mais charmoso

 

5. Como decorar o quarto com Elementos Aconchegantes

 

No quarto de casal é importante ter tanto objetos de decoração como móveis planejados para recriar um ambiente acolhedor. Opte por elementos aconchegantes que tragam a sensação de oásis no meio do caos do dia a dia. Como tapetes, poltronas ou uma cabeceira da cama confortável, como a cabeceira baixa Original Auping.

Procure roupa de cama em tons quentes ou tranquilizantes, que ajudem você a relaxar na hora de dormir. A Auping tem uma coleção bem completa de lençóis e capas de edredom com design contemporâneo e moderno, para todos os gostos.

Encha sua cama de travesseiros e almofadas bem fofinhas, que passam a ideia de um ninho onde você pode descomprimir. Dê uma olhada nos travesseiros da Auping, desenvolvidos com tecnologia superior para ajudar você a ter uma noite de sono revigorante.

 

Como decorar um quarto de forma aconchegante e sofisticada

 

6. Como Decorar um Quarto misturando estilos

 

É possível também misturar móveis vintage com móveis de estilo contemporâneo para deixar o ambiente mais interessante e original. Imagine a cama Original Auping de design super moderno com um criado mudo antigo de cada lado, criando um contraste irreverente.

Outra ideia legal de como decorar um quarto é usar uma cadeira ou banqueta ao invés do tradicional criado mudo. Além disso, você também pode substituir o abajur que fica em cima do criado mudo por uma arandela de design bem clean e sofisticado. Criando assim mais espaço para seus livros e demais do lado da cama.

 

Cama Original Auping. Disponível no Brasil exclusivamente na Collectania.

 

7. Pequenos detalhes

 

Mudar a decoração do quarto de forma sofisticada não significa necessariamente comprar novos móveis. Você pode colocar objetos e pequenos pormenores que também fazem a diferença.

Uma de nossas dicas preferidas para uma mudança rápida e prática é trocar os puxadores da cômoda e do armário. Dê o seu toque pessoal, escolhendo puxadores divertidos, rústicos ou elegantes.

Outra forma de dar uma mudada na decoração é trocar a posição do tapete, se ele está aos pés da cama, porquê não colocá-lo junto da cabeceira? Ou você também pode optar por substituí-lo por dois tapetes, um de cada lado da cama.

 

Cama Auronde da Auping. Disponível no Brasil exclusivamente na Collectania

8. Cortinas

 

Sempre coloque cortinas do chão ao teto no seu quarto para dar um toque mais aconchegante. Prefira cores suaves e tecidos leves, como o linho ou o algodão, para não impedir que a luz penetre no cômodo e ilumine cada canto.

Elas podem ficar do lado da janela ou estilo persiana, isso vai depender do espaço que você tem em seu quarto. Se você colocou móveis por baixo da janela, então a solução mais prática é optar pela persiana. Assim você pode manejá-la facilmente, sem precisar afastar o móvel.

Se por outro lado você optar por cortinas de cada lado da janela, uma dica de decoração que fica incrível e sofisticado é conjugar dois pares de cortinas. Você escolhe uma cor mais clara para colocar por dentro, como se fosse o forro, e outra mais escura contrastando por fora.

 

Cama Royal Auping. Disponível no Brasil exclusivamente pela Collectania

9. Cabeceiras originais

 

Nas dicas de como decorar um quarto, substitua a tradicional cabeceira por uma peça irreverente, como uma faixa de luz, um quadro bem grande ou uma peça vintage recuperada. Painéis forrados do chão ao teto também são ótimas opções e conferem aconchego ao ambiente.

Sabe aquelas portas antigas de madeira descascada? Porquê não recuperá-las e pintá-las de uma cor bem original e pendurar em cima da cama?

Ripas de madeira que começam no chão e se estendem pelo teto por cima da cama também conferem um toque original, lembrando um dossel moderno.

 

Cabeceiras Originais. Confira as cabeceiras Auping, na Collectania.

 

10. Como decorar um quarto com varanda

 

Para quem tem a sorte de ter uma varanda anexada ao quarto, essa é uma ótima oportunidade para levar a sofisticação do interior para o espaço exterior.

Pense em móveis confortáveis e resistentes, como a poltrona Mbrace da Dedon. Excelente para relaxar no final do dia, ela é almofadada e vem em três opções de cores diferentes. Você pode escolher também se quer pés de balanço ou normais com um pufe para descansar as pernas.

Outra opção é colocar na varanda uma espreguiçadeira bem moderna como a peça da coleção Bitta da marca Kettal. De design minimalista e com rodinhas, você pode mudá-la de posição facilmente sempre que quiser.

 

Quartos com varanda e a Cama Original da Auping.

 

11. Como decorar um quarto com menos portas

 

Se você não precisar de muita privacidade, elimine as portas de dentro do seu quarto, para o closet e para o banheiro por exemplo.

Deixe o caminho livre de forma a ampliar o espaço, ou opte por um belo biombo de madeira ou uma parede de vidro. Outra dica moderna é trazer a banheira para o quarto, também como elemento decorativo. Pense em uma banheira antiga bem charmosa aos pés da sua cama.

O closet também não precisa ter divisória, e isso vai permitir que a luz do quarto se propague até esse cantinho também. Se você fizer questão pode substituir a parede por uma cortina ou criar um biombo de cordas amarradas no teto e no chão, para um efeito bem descolado.

E você, já sabe como decorar um quarto que alie conforto e design?

Visite a Collectania para ver de perto as peças assinadas por designers internacionais. Você também pode ligar para saber mais:  (11) 3085-2229

 

Onde encontrar:

COLLECTANIA | AUPING – Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456. Jardins – São Paulo

COLLECTANIA | OUTDOOR – Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1480. Jardins – São Paulo

COLLECTANIA | RIO – CasaShopping Bloco E Sala 401. Barra da Tijuca – RJ | tel: (21) 3253-8860 / (21) 3253-9824

Atendimento com hora marcada